5 Benefícios do Cuscuz que Vão te Deixar de Queixo Caído!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Benefícios do Cuscuz que Vão te Deixar de Queixo Caído que todos devem saber. Além disso, uma vez considerada uma iguaria do norte da África, o cuscuz é agora consumido em todo o mundo. Na verdade, ele pode ser encontrado nas prateleiras da maioria das mercearias. É um produto de grãos processados feito de bolinhas de trigo duro ou farinha de sêmola.

benefícios do cuscuz
benefícios do cuscuz

Existem três tipos de cuscuz: marroquino, israelense e libanês. O cuscuz marroquino é a versão mais pequena e mais prontamente disponível. O cuscuz israelense ou de pérola tem aproximadamente o tamanho de grãos de pimenta e demora mais para cozinhar. Ele tende a ter um sabor mais nutty e textura mais mastigável. O cuscuz libanês é o maior dos três e tem o maior tempo de cozimento. Agora confira Os Principais Benefícios do Cuscuz Para Saúde:

1. Rico em Selênio:

Um dos nutrientes mais importantes no cuscuz é o selênio. Apenas um copo (157 gramas) de cuscuz contém mais de 60% do consumo recomendado.

O selênio é um mineral essencial com muitos benefícios para a saúde. É um poderoso antioxidante que ajuda o corpo a reparar as células danificadas e diminui a inflamação.

Também desempenha um papel na saúde da tiroide. É essencial para a função adequada da glândula tireoide, protegendo-a contra danos e contribuindo para a produção de hormônios.

O selênio no cuscuz pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo em seu corpo. Sua função antioxidante também pode ajudar a reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o colesterol LDL “ruim” nas veias e paredes das artérias.

2. Benefícios do Cuscuz Para Diminuir o Risco de Câncer:

O selênio no cuscuz também pode ajudar a diminuir o risco de câncer. Uma revisão de 69 estudos, incluindo mais de 350.000 pessoas, mostrou que níveis elevados de selênio no sangue podem proteger contra certos tipos de câncer, embora o efeito esteja associado à ingestão de alimentos ricos em selênio, em vez de suplementos.

Alguns estudos ligaram especificamente a deficiência de selênio a um risco aumentado de câncer de próstata. Além disso, o consumo de quantidades adequadas de selênio, em combinação com as vitaminas C e E, mostrou diminuir o risco de câncer de pulmão em fumantes.

3. Benefícios do Cuscuz Para Aumentar o Sistema Imunológico:

O selênio no cuscuz também pode dar um impulso ao sistema imunológico. Este antioxidante ajuda a reduzir a inflamação e aumenta a imunidade, diminuindo o estresse oxidativo em seu corpo.

Estudos mostraram que, embora o aumento dos níveis sanguíneos de selênio melhore a resposta imunológica, uma deficiência pode prejudicar as células imunes e sua função.

O selênio também desempenha um papel na regeneração das vitaminas C e E, que ajudam a aumentar a função do sistema imunológico.

4. Boa Fonte de Proteína à Base de Plantas:

Aproximadamente 16-20% do seu corpo é composto de proteína, que é feita de aminoácidos. Os aminoácidos estão envolvidos em quase todos os processos metabólicos do seu corpo.

Como resultado, é importante consumir proteínas de origem animal e / ou vegetal. O cuscuz é uma boa fonte de proteína vegetal, fornecendo 6 gramas por porção de xícara (157 gramas).

Tenha em mente que a proteína animal contém todos os aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir, tornando-se uma proteína completa.

As proteínas à base de plantas contêm apenas alguns aminoácidos essenciais e, com exceção da soja e da quinoa, são consideradas incompletas.

Proteína à base de plantas é essencial em dietas vegetarianas e veganas, tornando o cuscuz uma ótima opção alimentar. No entanto, deve ser combinado com outras proteínas vegetais para garantir que você obtenha todos os aminoácidos essenciais.

Dietas ricas em proteínas vegetais têm sido associadas a um risco menor de derrame, câncer e morte por doença cardíaca.

5. Muito Fácil de Preparar:

Cuscuz é muitas vezes considerado uma alternativa saudável para massas desde que é feito de farinha de trigo integral. Outros tipos de massas são tipicamente mais refinados.

Propriamente cozido, o cuscuz é leve e fofo. Além do mais, ele tende a ter o sabor de outros ingredientes, tornando-o muito versátil.

Além disso, é muito fácil de preparar. A versão ocidental vendida em supermercados foi pré-vaporizada e seca. Basta adicionar água ou caldo, ferver e penugem com um garfo.

O cuscuz pode ser adicionado a saladas ou servido como acompanhamento de carnes e legumes. Ele também pode ser combinado com outro grão, como quinoa, arroz integral ou farro, além de legumes, para adicionar mais nutrientes e aminoácidos à sua dieta.

Considerações de Saúde Para o Cuscuz:

Enquanto cuscuz contém alguns nutrientes, você deve considerar algumas coisas antes de consumi-lo.

Rico em Glúten:

A farinha de sêmola é feita moendo-se o endosperma do trigo duro. É considerado um produto com alto teor de glúten.

Como o cuscuz é feito de farinha de sêmola, contém glúten. Isso torna fora dos limites para aqueles com uma alergia ao glúten ou intolerância .

Embora apenas cerca de 1% da população tenha uma intolerância ao glúten conhecida como doença celíaca, acredita-se que 0,5 a 13% das pessoas possam ter sensibilidade ao glúten não-celíaca. Portanto, o consumo de cuscuz pode ser prejudicial a esses indivíduos.

Poderia aumentar os Níveis de Açúcar no Sangue:

Embora o cuscuz contenha quantidades limitadas de proteína para baixar o açúcar no sangue, é bastante rico em carboidratos, com 36 gramas por copo (157 gramas.

Aqueles com problemas de açúcar no sangue ou diabetes devem ser cautelosos ao consumir alimentos de moderados a altos carboidratos. Esses alimentos podem causar um aumento no nível de açúcar no sangue, que pode ter vários efeitos negativos sobre a saúde.

Consumir cuscuz com outras fontes de proteína ou alimentos ricos em fibras solúveis é ideal para equilibrar seus níveis de açúcar no sangue.

Menor em Nutrientes Essenciais:

Enquanto o cuscuz contém algumas fibras, potássio e outros nutrientes, não é considerado uma boa fonte.

A fibra encontrada em grãos integrais e trigo funciona como um prebiótico para ajudar a melhorar a digestão e a saúde geral do intestino. No entanto, grãos integrais como quinoa, arroz integral e aveia são melhores fontes de fibra que cuscuz.

Estudos têm mostrado que o consumo de uma dieta rica em potássio pode melhorar o fluxo sanguíneo e ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral.

Enquanto cuscuz fornece uma pequena quantidade de potássio, frutas e alimentos à base de plantas, como abacate, banana ou batata, são fontes muito melhores de potássio .

Mais Informações:

  • Rico em selênio, o cuscuz pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e reduzir o risco de algumas doenças, como o câncer.
  • No entanto, enquanto cuscuz tem benefícios de saúde e nutrição, pode não ser a melhor escolha de carboidratos para todos.
  • Ele contém glúten, tornando-se fora dos limites para alguns. Também contém menos nutrientes do que grãos integrais semelhantes.
  • Se você estiver procurando por um produto de grãos fácil de preparar e não se importar de comer glúten, considere colocar cuscuz em seu prato.

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AUTOR: Wanessa

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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