Remédios Naturais

Chá de kombucha: para que serve, como usar e benefícios

Por Alan Costa, em 04/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
benefícios do chá kombucha para saúde

O chá kombucha melhora a digestão, aumenta a imunidade, reduz os níveis de açúcar no sangue e colesterol, e ajudar no controle de peso e muito mais. Além disso, chá de kombucha é um chá fermentado que foi consumido por milhares de anos. Considerando que o kombucha é rico em probióticos benéficos, contendo antioxidantes que podem matar bactérias nocivas e ajudar no combate a várias doenças.

O que é kombucha?

O kombucha é originado na China ou no Japão, é feito pela adição de bactérias específicas, leveduras e açúcar ao chá preto ou verde, permitindo que fermentem por uma semana ou mais.
Durante este processo, bactérias e leveduras formam uma película semelhante a cogumelo na superfície do líquido.

A bolha é uma colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras e pode ser usada para fermentar. O processo de fermentação produz ácido acético (também encontrado no vinagre) e vários outros compostos ácidos, traça níveis de álcool e gases que o tornam carbonatado.

Uma grande quantidade de bactérias probióticas também é produzida durante a fermentação, os probióticos fornecem ao seu intestino bactérias saudáveis, que podem melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo a digestão, a inflamação e até a perda de peso.

Benefícios do chá kombucha para saúde:

1. Rico em antioxidantes:

O kombucha possui efeitos antioxidantes no fígado, além de eliminar toxicidade hepática causada por produtos químicos tóxicos. Isso se dá pela produção do ácido acético.

2. Combate bactérias e infecções:

O kombucha feito de chá preto ou verde, tem fortes propriedades antibacterianas, particularmente contra bactérias causadoras de infecções e leveduras Candida.

Além disso, estes efeitos antimicrobianos suprimem o crescimento de bactérias e leveduras indesejáveis, mas não afetam as bactérias benéficas probióticas.

3. Reduz risco de doença cardíaca:

Estudos feitos com chá mostrou que ele pode reduzir doença cardíaca, proteger as partículas de colesterol LDL contra a oxidação, que tem probabilidade de contribuir para doenças cardíacas.

4. Previne o câncer: 

Pode ser um agente importante na prevenção do câncer, pelas suas propriedades de polifenóis que bloqueiam a mutação gênica e o crescimento de células cancerígenas.

Sair da versão mobile