Dicas de Saúde

Passas melhoram a digestão, ajuda a tratar diabetes: veja os 5 benefícios

beneficios das passas

Os benefícios das passas são muitos, pois, as passas têm estado na maior parte de nossas vidas desde os primeiros anos e é muito benéfica. Então, são boas para seu corpo? Bem, elas não são somente populares em todas as faixas etárias e extremamente versáteis na cozinha, mas seus nutrientes incluem fontes concentradas de energia, vitaminas, minerais e eletrólitos.

Passas melhoram a digestão, ajuda a tratar diabetes: veja os 5 benefícios
benefícios das passas

Os benefícios das passas incluem redução da pressão arterial e melhor saúde do coração. Estudos têm mostrado que o consumo pode reduzir significativamente a pressão arterial, especialmente quando comparado ao consumo de outros lanches comuns, tornando-se um dos melhores remédios naturais para a hipertensão arterial. São muito rápidas e fáceis de serem consumidas, além disso, é muito difícil encontrar uma desculpa para não adicioná-las em sua dieta regularmente!

O que são passas?

Hoje, a maioria das uvas passas é produzida a partir de uvas sem sementes de Thompson, que foram introduzidas na Califórnia em 1862 por William Thompson. Para produzir, elas são colocadas em bandejas de papel artesanal marrom entre as fileiras de vinhedos e deixadas secar ao sol quando colhidas. Este é o processo natural de secagem ao sol que transforma uvas.

A oxidação e a caramelização dos açúcares durante este processo resultam numa tonalidade exterior castanho-escuro natural a preto. As passas são tradicionalmente secas ao sol, mas também podem ser mergulhadas em água e desidratadas artificialmente.

Nos E.U.A., douradas sem sementes são secas mecanicamente. Elas são colhidas da videira, lavadas em um banho de água limpa e depois em água quente para amolecer as peles. Os cachos limpos de passas são colocados em prateleiras de madeira e enviados através de secadores a gás, onde o ar quente é forçado para dentro e ao redor das prateleiras. Durante a secagem, as uvas são expostas ao gás de dióxido de enxofre para evitar a oxidação e a caramelização, permitindo que sequem até sua característica cor dourada.

Quando se trata de nutrientes, elas possuem uma concentração considerável de compostos fenólicos, que desempenham um papel na prevenção e tratamento do câncer. As passas contêm os seguintes compostos fenólicos.

ácidos quínico, gálico, clorogênico e cafeico; catequina; e epicatequina. Enquanto muitas pessoas gostam de evitar o dióxido de enxofre (especialmente aqueles que têm alergia), as passas douradas têm mais de alguns compostos promotores da saúde, porque o efeito antioxidante do sulfito usado para produzir passas douradas inibe a perda desses compostos.

Valor nutricional das passas:

Passas são uvas secas, que são os frutos da planta Vitis vinifera. Os três tipos principais comercializadas são: secas ao sol (naturais), secas artificialmente (imersas em água) e tratadas com dióxido de enxofre.

Ao contrário de outras frutas secas que geralmente têm adoçantes adicionados no processo de secagem, são embaladas sem adição de açúcar. Naturalmente fornecem uma quantidade perfeita de doçura para o paladar. Na verdade, eles são parecidos com as tâmaras Medjool, um dos melhores adoçantes naturais da região.

As passas são saudáveis? A resposta em uma palavra é definitivamente: sim! A energia natural não é a única vantagem quando se trata do consumo. Estas deliciosas frutas secas também são carregadas com Fibras, Potássio, Ferro e outros nutrientes essenciais, mas livres de gordura saturada e colesterol. Eles também são isentos de glúten, caso esteja se perguntando.

Uma pequena caixa de passas sem sementes contém:

  • 129 calorias;
  • 34 gramas de Carboidratos;
  • 1,3 gramas de Proteína;
  • 0,2 gramas de gordura;
  • 1,6 gramas de Fibra;
  • 25,4 gramas de açúcar;
  • 322 miligramas de Potássio (9,2% do VD);
  • 0,8 miligramas de Ferro (4,4% do VD);
  • 0,08 Vitamina B6 (4% do VD);
  • 14 miligramas de Magnésio (3,5% do VD);
  • 22 miligramas de Cálcio (2,2% do VD);
  • 1,5 microgramas de Vitamina K (2% do VD);

Benefícios das passas

1. Benefícios das Passas Para Diminuir a Probabilidade de Cáries e Doença Gengival:

Ao contrário do que se pode esperar de uma fruta seca, doce e pegajosa, as passas podem realmente melhorar a saúde bucal. Na verdade, eles são uma das melhores maneiras de reverter naturalmente as cáries e curar a cárie dentária. Pesquisas revelaram que as passas podem beneficiar a saúde bucal, pois a fruta possui fitoquímicos antimicrobianos que suprimem o crescimento de bactérias orais associadas a cáries dentárias e doenças gengivais.

Um dos cinco fitoquímicos que o estudo identificou nas passas é o ácido oleanólico. No estudo, o ácido oleanólico inibiu o crescimento de duas espécies de bactérias orais: Streptococcus mutans, que causa cáries, e Porphyromonas gingivalis, causador da doença periodontal – também conhecida como doença da gengiva. Portanto, mesmo que as passas satisfaçam seus desejos, elas realmente ajudam a manter seus dentes livre de cáries!

2. Benefícios das Passas Para a Saúde Digestiva:

Como alimento rico em fibras, as passas são uma excelente ajuda digestiva. Qualquer coisa que ajude a sua digestão vai torná-lo menos propenso a ter problemas comuns no banheiro, como Constipação ou Diarreia. Passas contêm fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a manter as coisas se movendo através do trato intestinal de forma saudável, reduzindo a Constipação, mas desencorajando fezes soltas também.

Frutas secas podem ter mais calorias do que frescas, mas elas também possuem uma quantidade maior de fibras. Por exemplo, uma xícara de uvas tem um grama de fibra, enquanto uma xícara de tem sete gramas de fibra. Ao adicionar aos seus lanches e refeições, você instantaneamente aumenta a quantidade de fibra de suas receitas culinárias de maneira rápida e fácil.

3. Benefícios das Passas Para Reduzir a Pressão Arterial e o Risco de AVC:

Dados apresentados num evento cientifico americano em 2012 sugerem que os indivíduos com ligeiros aumentos na pressão arterial podem aproveitar os benefícios das passas com o consumo rotineiro de passas (três vezes por dia). Os pesquisadores descobriram que esse consumo diário pode reduzir significativamente a pressão arterial, especialmente quando comparado a outros lanches comuns.

Além disso, as passas são ricas em Potássio eletrolítico saudável para o coração, ajudando na prevenção do baixo nível de Potássio – um problema comum na dieta americana. O Potássio é um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano. Pessoas que recebem muito Potássio em suas dietas têm menor risco de Derrame, especialmente derrame isquêmico.

4. Benefícios das Passas Para Ajudar a Gerenciar o Diabetes:

Um estudo randomizado em 2015 avaliou o impacto do consumo rotineiro de passas escuras versus lanches processados alternativos sobre os níveis de glicose e outros fatores de risco cardiovascular em pacientes com diabetes tipo II. Neste estudo, em comparação com lanches processados alternativos, aqueles que consumiram tiveram uma redução de 23% nos níveis de glicose após uma refeição.

Aqueles que consumiram também tiveram uma redução de 19% na glicemia de jejum e uma redução significativa na pressão arterial sistólica. No geral, a pesquisa apoia como uma opção de lanche saudável para pacientes com diabetes tipo II, sendo um dos benefícios das passas.

Quando você come, o conteúdo de fibras também ajuda o organismo a processar os açúcares naturais das uvas, o que ajuda a evitar que os níveis de insulina controlem o diabetes naturalmente.

5. Benefícios das Passas Para Ajuda na Prevenção do Câncer:

Estudos mostram que frutas secas, especialmente tâmaras, Ameixas e passas, contêm altos componentes fenólicos que possuem poderes antioxidantes mais fortes do que aqueles em algumas frutas frescas.

Antioxidantes são extremamente importantes para a nossa saúde, porque impedem que os radicais livres (produtos químicos altamente reativos que têm o potencial de prejudicar as células) causem danos celulares dentro de nossos corpos, sendo um dos principais benefícios das passas.

Os radicais livres são um dos principais fatores subjacentes que provocam o crescimento espontâneo de células cancerígenas, bem como à disseminação do câncer, e é por isso que alimentos ricos em antioxidantes, como, são ótimos tratamentos naturais para o câncer. Ao adicionar em sua dieta, você pode não somente aumentar seus níveis de antioxidantes, mas também diminuir o dano celular e evitar o câncer.

História das passas:

As uvas passas foram cultivadas pela primeira vez no Egito e na Pérsia em 2000 a.C. Uvas secas são mencionadas na Bíblia várias vezes, inclusive quando Davi (o futuro rei de Israel) recebeu “uma centena de cachos de uvas” (1 Samuel 25:18), o que provavelmente ocorreu em algum momento do período 1110–1070 A.C.

Os antigos romanos e gregos eram conhecidos por adornar áreas de culto. Elas também foram dadas como prêmios em eventos esportivos.

Até o século 20, os principais produtores de uvas eram a Grécia, o Irã e a Turquia. Em meados do século XX, os EUA assumiram a liderança na produção de uvas, com a Austrália ocupando o segundo lugar de maior produtor. Hoje, a indústria de uva passa nos EUA está localizada somente na Califórnia, onde as primeiras uvas foram plantadas em 1851.

Enquanto as uvas de Thompson sem semente dominam a produção, elas também são amplamente usadas para o consumo in natura, tornando o suco concentrado e produzindo vinho.

Como usar passas:

Passas são sempre vendidas prontas para comer. Eles podem ser comidos sozinhos como um lanche ou podem ser adicionados a pratos de arroz, recheios, saladas, cereais frios ou quentes (como Granola e aveia), pudins e itens assados. São comumente combinadas com nozes, sementes e outras frutas secas para criar uma mistura de trilhas.

Quando adicionados em produtos assados como biscoitos ou bolos, ajudam na retenção da umidade nos produtos finais. Você também pode adicionar em saladas de frutas frescas ou vegetais, bem como massas e saladas de grãos.

Passas tradicionais douradas podem ser usadas da mesma maneira. Como as groselhas são menores, elas podem ser usadas de forma semelhante, mas não retêm a umidade como maiores.

Guarde em local fresco, seco e escuro. Após a abertura, mantenha os pacotes de passas bem fechados com um prendedor de plástico ou elástico. Eles também podem ser colocados em um saco de armazenamento selável. Armazenar na geladeira prolonga sua frescura por até um ano. Evite colocar em um armário da cozinha que esteja quente (perto do fogão), pois altas temperaturas podem fazer com que percam a umidade mais rapidamente.

Malefícios:

O açúcar natural das passas é fácil de ser digeridos e pode proporcionar um grande aumento de energia, mas não exceda uma dose por dia, para que você não exagere no seu consumo diário de açúcar. Tal como acontece com outras frutas secas, caso esteja controlando o seu peso, então definitivamente não queira exagerar no consumo, porque são ricos em carboidratos.

Tratadas com dióxido de enxofre (como douradas) podem agravar a asma e outras reações alérgicas em pessoas com sensibilidade ao enxofre. Leia os rótulos com cuidado para evitar o dióxido de Enxofre. Naturalmente secas ao sol são sua melhor aposta caso esteja preocupado com o dióxido de enxofre.

Caso seja dono de um cachorro, não compartilhe sua próxima caixa de passas com animal. Não está claro o motivo, mas podem causar insuficiência renal em cães. É por isso que são comumente colocadas em listas de alimentos que devem ser evitados por seus animais de estimação.

Considerações finais:

A maioria são produzidas a partir de uvas sem sementes de Thompson.
Para produzir, as uvas são colocadas em bandejas de papel artesanal marrom entre as fileiras de vinhedos e deixadas secar ao sol quando colhidas.

  • São tradicionalmente secas ao sol, mas também podem ser mergulhadas em água e desidratadas artificialmente.
  • Os três tipos principais comercializadas são: passas secas ao sol (naturais), secas artificialmente (imersas em água) e tratadas com dióxido de enxofre.
  • São carregadas com fibras, potássio, ferro e outros nutrientes essenciais, mas livres de gordura saturada e colesterol. Eles também são livres de glúten.
  • Contêm polifenóis, antioxidantes, flavonoides e nutrientes que podem beneficiar a saúde geral.
  • Diminuem a probabilidade de ocorrência de cáries e doenças nas gengivas, ajudam na digestão, diminuem a pressão sanguínea e reduzem o risco de derrame cerebral, ajudam no controle d o diabetes e auxiliam na prevenção do câncer.
  • Eles são um ótimo lanche por si só, mas também podem ser adicionados em inúmeras receitas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.