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6 benefícios das datas para saúde e beleza!

beneficios das datas

Os benefícios das datas são muitos, pois, as datas são o fruto da tamareira, que é cultivada em muitas regiões tropicais do mundo e são muito benéficas. Além disso, as elas se tornaram bastante populares nos últimos anos. Você pode dizer se as datas estão ou não secas com base em sua aparência. Uma pele enrugada indica que estão secas, enquanto uma pele lisa indica frescor.

beneficios das datas
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Benefícios das datas para saúde e beleza:

1. Muito nutritivo:

As datas têm um excelente perfil nutricional. Uma vez que eles estão secos, seu teor de calorias é maior do que a maioria das frutas frescas. Além disso, o teor calórico das datas é semelhante ao de outras frutas secas, como passas e figos.

A maioria das calorias em datas vem de carboidratos. Além disso, o resto é de uma quantidade muito pequena de proteína. Apesar de suas calorias, contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

Uma porção de 100 gramas (3,5 onças) fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 277
  • Carboidratos: 75 gramas
  • Fibra: 7 gramas
  • Proteína: 2 gramas
  • Potássio: 20% do IDR
  • Magnésio: 14% do IDR
  • Cobre: 18% do IDR
  • Manganês: 15% do IDR
  • Ferro: 5% do IDR
  • Vitamina B6: 12% do IDR

As datas também são ricas em antioxidantes. Além disso, o que pode contribuir para muitos de seus benefícios para a saúde.

2. Rica em fibra:

Obtendo fibra suficiente é importante para sua saúde geral. Além disso, com quase 7 gramas de fibra em uma porção de 90 g, incluindo datas em sua dieta é uma ótima maneira de aumentar o consumo de fibras.

Fibra pode beneficiar sua saúde digestiva, impedindo a constipação. Além disso, promove movimentos intestinais regulares, contribuindo para a formação de fezes.

Em um estudo, 21 pessoas que consumiram 7 tiras por dia durante 21 dias experimentaram melhorias na frequência das fezes e tiveram um aumento significativo nos movimentos intestinais em comparação com quando não comeram as datas.

Além disso, a fibra nesta fruta pode ser benéfica para o controle do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão e pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer.

Por esse motivo, elas têm um índice glicêmico baixo (IG), que mede a rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de determinado alimento.

3. Rica em antioxidantes que combatem doenças:

As datas fornecem vários antioxidantes que oferecem vários benefícios para a saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças. Antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças.

Em comparação com tipos semelhantes de frutas, como figos e ameixas secas, as datas parecem ter o maior teor de antioxidantes.

Aqui está uma visão geral dos três antioxidantes mais potentes em datas:

  • Flavonoides: Os flavonoides são poderosos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação e foram estudados por seu potencial para reduzir o risco de diabetes, doença de Alzheimer e certos tipos de câncer .
  • Carotenoides: os carotenoides comprovadamente promovem a saúde cardíaca e também reduzem o risco de distúrbios relacionados aos olhos, como a degeneração macular .
  • Ácido fenólico: Conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, o ácido fenólico pode ajudar a diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas.

4. Promover a saúde do cérebro:

Comer datas pode ajudar a melhorar a função cerebral. Estudos laboratoriais descobriram que essas frutas são úteis para reduzir marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Além disso, estudos em animais mostraram que as datas são úteis para reduzir a atividade das proteínas beta-amilóides, que podem formar placas no cérebro.

Quando as placas se acumulam no cérebro, elas podem perturbar a comunicação entre as células cerebrais, o que pode levar à morte das células cerebrais e à doença de Alzheimer.

Um estudo com animais descobriu que camundongos alimentados com alimentos misturados com essa fruta tinham memória e capacidade de aprendizado significativamente melhores, assim como menos comportamentos relacionados à ansiedade, em comparação com aqueles que não os consumiam.

As potenciais propriedades de reforço do cérebro de datas têm sido atribuídas ao seu conteúdo de antioxidantes conhecidos por reduzir a inflamação, incluindo flavonoides. No entanto, estudos em humanos são necessários para confirmar o papel na saúde do cérebro.

5. Para o parto natural:

Estas frutas foram estudadas por seu potencial para promover e facilitar o parto tardio em mulheres grávidas. Comer essas frutas durante as últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido. Elas também podem ser úteis para reduzir o tempo de trabalho.

Em um estudo, 69 mulheres que consumiram 6 datas por dia durante 4 semanas antes, tiveram 20% mais chances de entrar em trabalho de parto naturalmente e estavam em trabalho de parto por significativamente menos tempo do que aquelas que não as consumiam.

Outro estudo de 154 mulheres grávidas descobriu que aquelas que comeram a fruta eram muito menos propensos a serem induzidos em comparação com aqueles que não comiam.

Além disso, essas frutas contêm taninos, que são compostos que demonstraram ajudar a facilitar as contrações. Eles também são uma boa fonte de açúcar natural e calorias, que são necessários para manter os níveis de energia durante o trabalho de parto.

6. É um excelente adoçante natural:

As datas são uma fonte de frutose, que é um tipo natural de açúcar encontrado na fruta. Por esta razão, elas são muito doces e também têm um sabor subtil semelhante ao do caramelo. Elas fazem um grande substituto saudável para o açúcar branco em receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que eles fornecem.

A melhor maneira de substituir por açúcar branco é fazer pasta de data, como nesta receita. É feito misturando datas com água no liquidificador. Uma regra básica é substituir o açúcar por pasta de data na proporção de 1: 1. Por exemplo, se a receita pedir 1 xícara de açúcar, você a substituirá por 1 xícara de pasta de data.

É importante notar que, embora as datas sejam altas em fibras e nutrientes, elas ainda são bastante altas em calorias e melhor consumidas com moderação.

Outros benefícios potenciais para a saúde:

Essas frutas foram reivindicadas a ter alguns outros benefícios de saúde que ainda não foram extensivamente estudados.

Saúde dos ossos: Elas contêm vários minerais, incluindo fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Todos eles foram estudados quanto ao seu potencial para prevenir doenças relacionadas ao osso, como a osteoporose.

Controle de açúcar no sangue: Têm o potencial de ajudar na regulação do açúcar no sangue devido ao seu baixo índice glicêmico, fibras e antioxidantes. Assim, comê-los pode beneficiar o controle do diabete.

Embora esses benefícios para a saúde em potencial sejam promissores, mais estudos em humanos são necessários antes que as conclusões possam ser feitas.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

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