Grãos e Sementes

Azeitona é bom para o fígado, pele, reduz o colesterol: veja os 6 benefícios

Por Alan Costa, em 18/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
azeitona

A azeitona é um fruto da oliveira foi usado pelo homem na Idade da Pedra. No século XXI a.C. na Mesopotâmia, eles sabiam espremer o azeite. No início de nossa era, foi encontrado um método para tratar as azeitonas, no qual elas perdiam a amargura.

Ela é um fruto da oliveira ou oliveira europeia (Olea europaea), plantas do gênero Olive. Por tradição, os frutos maduros são pretos e os frutos imaturos verdes.

azeitona

As oliveiras são cultivadas hoje em todos os continentes, exceto na Antártida. Os principais fornecedores de azeitonas e azeite para o mercado mundial são a Itália, a Espanha, a Grécia, a Tunísia, o Marrocos e a Síria.

O que é a azeitona?

Azeitonas (drupas) têm uma cor verde-oliva, estrutura de polpa densa, mal separada da semente por causa da imaturidade da fruta. O sabor das azeitonas naturais contém amargor, as são embebidas e marinadas para o seu uso, frescas não são adequadas para consumo.

Além disso, elas são os frutos de uma oliveira sempre verde que cresce em um clima subtropical. A oliveira é resistente, tolera a seca e frutifica uma vez a cada dois anos.

Valor nutricional da azeitona:

Para que serve a azeitona?

A azeitona contém beta-caroteno, Vitaminas do complexo B,vitamina A, vitamina E, PP, bem como sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio. Além disso, elas são ricas em fibras alimentares, que afetam positivamente a atividade do trato digestivo e melhoram a motilidade intestinal, contêm antioxidantes que combatem o envelhecimento.

Ácidos graxos poli-insaturados reduzem o nível de glicose no sangue, reduzem a formação de coágulos sanguíneos e preservam a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos.

Os frutos são usados ​​principalmente para produzir azeite, que é usado nas indústrias de culinária, medicina e cosméticos. Os antigos gregos usavam azeite para limpar o corpo. Com base no azeite de oliva foi preparado o primeiro sabão e o primeiro perfume.

Para torná-las comestíveis, são necessárias várias operações longas e trabalhosas: imersão em solução alcalina ou salina por vários meses, oxidação do ar e salga ou preservação em óleo ou vinagre.

benefícios da azeitona

Benefícios da azeitona para saúde:

1. Limpa os vasos:

As azeitonas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, ômega 9, que é necessário para os vasos e o coração.

O ômega 9 restaura as paredes dos vasos danificados pelas placas de colesterol, torna-os elásticos e reduz a permeabilidade de substâncias nocivas. ele afeta os vasos sanguíneos e o sangue, tornando-o mais “fluido”. O ácido oleico não permite que as células do sangue se unam e formem coágulos.

2. Estimula o fígado e a bile:

Por causa de um estilo de vida sedentário, e de uma abundância de comida gordurosa e doce, ataques de toxinas de fígado, é mais difícil produzir a bile. Nesse caso, as pedras se formam na vesícula biliar e a pequena bile entra no estômago.

Como resultado, a comida é absorvida de forma incorreta, há diarreia, inchaço e dor. Para ajudar o fígado, é necessário incluir azeitonas na dieta, pois elas têm um efeito colerético e restauram as células do fígado.

3. Funciona com anti-inflamatório:

A inflamação é o mecanismo de defesa do corpo para danos ou irritação. O processo inflamatório desencadeia substâncias prostaglandinas que são encontradas em todos os órgãos e tecidos. Oleocantanol bloqueia a síntese de prostaglandina e previne a inflamação. Nesse caso, a azeitona é um alimento indispensável contra artrite, artrose e osteocondrose.

4. É boa para a pele:

A Vitamina E prolonga a vida das células, estimula a produção de colágeno, sem a qual a pele perde sua elasticidade. Sem tocoferol, a vitamina A, que é igualmente importante para o epitélio, não pode ser absorvida. A vitamina A é responsável pela elasticidade e nutrição da pele.

O ácido linoleico protege a pele da desidratação e preenche micro trincas e, portanto, não permite que as bactérias penetrem sob a pele através de danos. O ácido oleico penetra mais profundamente que o ácido linoleico e aumenta a permeabilidade da pele a componentes biologicamente ativos.

5. Reduz o colesterol ruim:

As propriedades benéficas das azeitonas estão vinculadas ao ácido graxo ômega 9. O principal mérito do ômega 9 é que ele não se dá bem com o colesterol. O ácido oleico não é capaz de destruir as placas de colesterol existentes, mas impede a formação de novas.

6. Mata células cancerígenas:

O estudo da substância oleocantanol, presente nas Azeitonas, relatou que ele mata célula cancerígena, pois ele faz com que a célula tumoral morra em 30 a 60 minutos e não afeta as células saudáveis, e as “adormecem” por 24 horas. No entanto, o estudo do oleocantanol não está concluído e tem perspectivas.

efeitos colaterais da azeitona

Malefícios da azeitona:

Elas têm um efeito colerético extremamente forte, por isso devem ser cuidadosamente incluídas na dieta das pessoas que sofrem de colecistite, sendo este o seu principal dano.

As azeitonas em conserva contêm muito sal, por isso são prejudiciais para uso com colite e úlcera gástrica. Elas são prejudiciais durante uma exacerbação da doença do cálculo biliar, colecistite, pancreatite e cálculos renais.

Sair da versão mobile