Legumes e Vegetais

Arroz integral auxilia no emagrecimento, previne a diabetes: veja os 11 benefícios

Por Alan Costa, em 18/05/2019 (atualizado em 22/12/2021)
arroz integral para saude

O arroz integral é um tipo de arroz e não um cereal especial, pois a diferença entre o arroz branco e o integral é apenas o método de produção.

Além disso, o arroz branco, que é familiar a todos nós, é obtido pela forte moagem de grãos de arroz, durante os quais os grãos de arroz perdem duas camadas da casca.

A casca interna restante, devido à qual o arroz é chamado marrom, contém a maior parte dos nutrientes contidos no arroz, tais como vitaminas, minerais, óleos e assim por diante.

arroz integral

O que é arroz integral?

O arroz integral é conhecido por ser uma cultura de cereais que pode ser total ou parcialmente polida, arroz semeado e consumido em todo o mundo.

Ele tem um agradável sabor  nutritivo mais do que o arroz branco. Estes dois tipos de arroz sofrem diferentes tipos de processamento e, como resultado, diferem no conteúdo de nutrientes.

Para que serve o arroz integral?

O arroz integral impede o desenvolvimento de células cancerígenas e promove um rápido metabolismo. No total, existem mais de 20 espécies de arroz na natureza, mais de 150 de suas variedades e cerca de 8.000 variedades agrícolas.

No entanto, entre toda a diversidade, nutricionistas recomendam o arroz integral. Pois ele difere do arroz branco não só na cor, mas na quantidade de nutrientes. Isso se deve a forma como ele é processado e perde um pouco da camada superior, o que permite economizar potássio, cálcio, proteínas, fibras e outros nutrientes.

Benefícios do arroz integral para saúde:

1 Previne o câncer:

arroz integral  é considerado um medicamento eficaz contra doenças tumorais. É rico em fibras insolúveis, de modo que o corpo é protegido contra o desenvolvimento de células cancerígenas.

2. Reduz o risco de desenvolver diabetes:

Estudos também mostram que pessoas que comem pelo menos duas porções de arroz integral por semana não têm diabetes. Além disso, os amantes do arroz branco, por outro lado, são mais propensos ao risco dessa doenças, pois ele contém um alto índice glicêmico.

3. Adequado para pessoas com pressão alta:

Uma vez que o sódio afeta negativamente o organismo de pessoas hipertensas, elas têm que se abster de muitos produtos.

No entanto, o arroz integral contém uma pequena quantidade de sódio, por isso pode ser incluído com segurança na dieta de hipertensos. Além disso, ele tem um efeito benéfico sobre o metabolismo e sobre os níveis de colesterol, e também possui propriedades diuréticas.

4. Ajuda fornecer energia instantânea:

O arroz contém grandes quantidades de carboidratos que energizam seu corpo imediatamente. Assim, o arroz age como um combustível para mantê-lo energético e ativo durante suas atividades diárias.

O arroz é uma rica fonte de vitaminas, como vitamina D, riboflavina e tiamina. Além disso, o arroz contém muitos minerais, como cálcio e ferro, além de fibras. Portanto, consumir arroz durante a gravidez garante que você tenha ossos e dentes fortes.

5. Previne a constipação:

O arroz contém amplo amido resistente, que afeta o intestino e promove o crescimento de bactérias benéficas para movimentos intestinais suaves e normais durante a gravidez. Assim, evita os problemas de saúde, como constipação e hemorragia durante esse período.

6. Ajuda manter a pressão arterial:

O arroz possui baixo teor de sódio. Ele ajuda a regular seus níveis de pressão arterial quando você está grávida. Portanto, consumir uma quantidade adequada de arroz garante um parto seguro.

7. Previne o risco de infecções urino-genitais:

As infecções urogenitais podem afetar você e seu bebê negativamente. O arroz é um diurético natural, que ajuda a prevenir o risco de infecções urogenitais na expectativa de mães. Assim, consumir arroz durante a gravidez mantém você e seu bebê seguros.

8. Promove o desenvolvimento cerebral:

O arroz integral contém nutrientes neurotransmissores. Comer arroz na gravidez ajuda a melhorar o desenvolvimento do cérebro e melhora a função cognitiva do seu bebê.

9. Ajuda no aumento da imunidade:

O arroz contém antioxidantes que são benéficos para as mães grávidas, pois os antioxidantes ajudam a aumentar a imunidade e prevenir o risco de infecções.

10. Ajuda eliminar problemas de colesterol:

O arroz é um alimento sem colesterol. Então, incluir arroz na sua dieta durante a gravidez ajuda a equilibrar sua dieta e mantém você seguro de problemas de colesterol, além de prevenir o risco de obesidade.

11. Ajuda pessoas com obesidade: 

O arroz integral é a melhor variante de arroz para consumir. Cheio de fibras, o arroz preto não só lhe dá a sensação de estar cheio, evitando assim excessos.

Estudos mostram que essa variante do arroz também pode ajudar a prevenir a resistência à insulina, que é frequentemente associada ao risco de desenvolver diabetes e obesidade.

benefícios do arroz integral

Receitas com arroz integral:

1. Coxas de frango assado com arroz integral e salsa cerde

Ingredientes:

– 3 coxas de frango desossadas sem pele, cortadas ao meio;
– 2 colheres de sopa de óleo de colza;
– 2 dentes de alho;
– ½ salsa de pacote pequeno;
– 1 filé de anchova;
– ½ colher de sopa de alcaparra;
– ½ limão;
–  200 g de arroz integral cozido;
– 200 g de espinafre de folhas de “bebê”.

Modo de preparo:

  1. Aqueça o forno a 200 C / 180 C.
  2. Tempere o frango, passe (esfregue) a ½ colher de sopa de óleo sobre ele, coloque em uma assadeira grande com o alho e asse por 25-30 minutos.
  3. Enquanto isso, triture as ervas, anchovas, alcaparras, suco de limão e o óleo restante com um pouco de tempero em um processador de alimentos até finamente obter uma mistura homogênea. Em seguida reserve.
  4. Uma vez que o frango esteja cozido, retire do forno e remova o alho de suas peles.
  5. Acrescente o arroz e use uma colher de pau para misturar, depois adicione o espinafre e as raspas de limão e misture.
  6. Volte ao forno por 5 minutos.
  7. Divida entre taças e dollop e decore com salsa verde.

2. Arroz integral frito edamame:

Ingredientes:

– 1 xícara de arroz integral cru de grão curto;
– 2 xícaras de água;
– 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
– 3 dentes de alho picados;
– 2 xícaras de edamame com casca;
– 1 cenoura média, ralada ou picada;
– 1 ovo grande batido;
– 2 colheres de sopa de molho de peixe;
– Pimenta preta rachada fresca, a gosto.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela média, misture o arroz e a água e deixe ferver.
  2. Cubra, reduza o fogo para baixo e deixe cozinhar suavemente por 30 a 40 minutos ou até que a água esteja totalmente absorvida.
  3. Retire do fogo, coloque o arroz e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente. (Você pode esfriar o arroz para acelerar o resfriamento).
  4. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio.
  5. Adicione o óleo, cebola e alho.
  6. Cozinhe até ficar macio, cerca de 2 minutos.
  7. Junte o arroz, quebrando os pedaços.
  8. Cozinhe por cerca de 3 minutos, ou até que o arroz esteja completamente aquecido, mexendo constantemente enquanto cozinha.
  9. Junte o edamame e as cenouras.
  10. Cozinhe por 2 minutos, ou até aquecer completamente.
  11. Junte o ovo e o molho de peixe até ficar bem misturado.
  12. Cozinhe por mais 2 minutos, ou até que o ovo esteja totalmente cozido, mexendo ocasionalmente.
  13. Tempere com pimenta preta.
  14. Sirva quente.

Malefícios do arroz integral:

Não foi encontrado nenhum efeito colateral racionado ao consumo do arroz integral.

Sair da versão mobile