Dicas de Saúde

Amora faz bem para a pele, cabelos, imunidade: veja os 10 benefícios

Por Alan Costa, em 14/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
o que é a amora?

A amora é rica em vitamina A, B, C e E, juntamente com o potássio, cálcio, magnésio e antioxidantes, e trazem benefícios surpreendentes para a saúde. Além disso, as amoras são doces e suculentas, cientificamente conhecidas como Rubus fruticosus, crescem amplamente em regiões temperadas.

Esta fruta contribui com cerca de 5,3 g ou 14% de DRA (recomendação diária recomendada) de fibra dietética, que é normalmente encontrada em frutas e legumes e ajuda a normalizar o movimento do intestino, garantindo a sua saúde. Também regula o nível de açúcar no sangue e reduz o nível de colesterol no organismo.

o que é a amora?

Depois de maduras, as amoras têm uma textura suave e um sabor doce e suculento, um pouco semelhante à framboesa, mas com um sabor ligeiramente diferente.

O que é a amora?

As plantas de amora são perenes, geralmente com hastes bienais sobre um sistema radicular perene. As amoras são amplamente utilizadas para fazer compotas, geleias, sobremesas, doces, tortas, crumbles e as vezes até vinho.

As amoras têm baixo teor calórico com 43 calorias para cada 100 gramas. É uma grande fonte de energia com 0,49 g ou 2% da dose diária recomendada de gordura, 1,39 g ou 2% DRA de proteína, e 9,61 g ou 7% de DRA de carboidratos. Estes macronutrientes são considerados importantes para o corpo principalmente para garantir o crescimento e desenvolvimento e produzir energia.

Valor nutricional:

  1. Energia – 43 Kcal;
  2. Carboidratos – 9,61 g;
  3. Proteína – 1,39 g;
  4. Gordura Total – 0,49 g;
  5. Colesterol – 0 mg;
  6. Fibra Dietética – 5,3 g;
  7. Folatos – 25 µg;
  8. Niacina – 0,646 mg;
  9. Ácido pantotênico – 0,276 mg;
  10. Piridoxina – 0,030 mg;
  11. Tiamina – 0,020 UI;
  12. Vitamina A – 214 UI;
  13. vitamina C – 21 mg;
  14. Vitamina E – 1,17 mg;
  15. vitamina K – 19,8 µg;
  16. Sódio – 1 mg;
  17. Potássio – 162 mg;
  18. Cálcio – 3%;
  19. Cobre – 8%;
  20. Ferro – 0,62 mg;
  21. Magnésio – 20 mg;
  22. Manganês – 0,646 mg;
  23. Selênio – 0,4 µg;
  24. Zinco – 0,53 mg.

Para que serve:

As amoras têm muitos benefícios à saúde, mas, além da própria fruta ser utilizada, muitos outros componentes podem ser consumidos para obter vantagens adicionais. Por exemplo, as folhas da fruta contêm triterpenos, saponinas, vitamina C, vestígios de óleos essenciais, ácidos orgânicos, flavonoides, hidroquinona e uma alta densidade de taninos.

A fruta é composta por açúcar, pectina, niacina, antocianinas, flavonoides, carotenoides, além de várias vitaminas do complexo B e vitamina C. As raízes e a casca da raiz são geralmente usadas para fins medicinais, enquanto a própria fruta e seu extrato são usados ​​para produtos culinários e para a pele.

Quais os benefícios da amora?

quais os benefícios da amora?

1. Cuidados com a pele:

Amoras contêm antioxidantes antocianidinas e polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos à pele e até mesmo câncer de pele. Elas também contém vitamina A e vitamina C, que ajuda na produção de colágeno, que impede o enrugamento, mantendo a elasticidade da pele.

2. Tratamento de feridas:

Folhas de amora contêm taninos com qualidades adstringentes brilhantes. Estes impedem a formação de coágulos sanguíneos. Tradicionalmente, as folhas de frutas são usadas para curar feridas, feridas abertas e arranhões.

As amoras também ajudam a combater doenças de pele, como a psoríase. Os antioxidantes ajudam na limpeza da acne. Além disso, a bebida feita a partir de folhas de amora é aplicada topicamente para curar o eczema.

3. Cuidados com os cabelos: 

A vitamina C, encontrada nas amoras, é amplamente responsável pela produção de colágeno e contribui para cabelos fortes. Os antioxidantes ajudam a combater os efeitos nocivos e prejudiciais do meio ambiente nos cabelos. A aplicação tópica do extrato de fruta é conhecida por adicionar volume instantâneo, brilho e ressalto ao cabelo.

4. Reduz o risco de câncer: 

Amoras tem ácido elágico, que é um antioxidante, e pode ajudar na prevenção do crescimento de certas células cancerígenas.

5. Auxilia na coagulação normal do sangue:

Amoras contêm uma boa quantidade de vitamina K, o que ajuda na coagulação normal do sangue. Também ajuda na prevenção de sangramento excessivo de ferimentos leves e ajuda na cicatrização de feridas.

6. Aumenta a imunidade: 

A amora contêm minerais como potássio, manganês, cobre e magnésio. Juntos, estes ajudam muito na produção de glóbulos brancos e vermelhos.

7. Força óssea:  

Bagas pretas tem cálcio e magnésio, que ajudam na resistência óssea. O cálcio fortalece os ossos e o magnésio facilita a absorção de cálcio e potássio no corpo. Além disso, o fósforo presente na amora ajuda na regulação do cálcio, auxiliando na construção de ossos fortes e também contribuindo para o bom funcionamento celular.

A vitamina K presente nas amoras desempenha um papel importante na proteção dos ossos contra a osteoporose.

8. Previne a disfunção endotelial:

As amoras fornecem proteção contra a disfunção endotelial que é caracterizada por um funcionamento anormal do revestimento interno dos vasos sanguíneos. Como sugerido por estudos científicos, elas contêm componentes úteis como a cianidina-3-O-glicosídeo, que combatem a atividade oxidativa e ajudam na normalização de múltiplos fatores críticos implicados em tais condições. Também ajudam a reduzir danos no DNA e protegem contra a falha vascular.

9. Auxilia na digestão:

As amora são uma fonte de fibra insolúvel e solúvel essencial para o funcionamento ideal do sistema digestivo. Fibra insolúvel em amoras incentiva a absorção fácil e melhor da água no intestino grosso e adiciona volume às fezes. Isso ajuda nas evacuações regulares, na ausência de constipação e na boa saúde digestiva.

10. Melhora a visão:

Amora contém luteína, que forma um pigmento protetor chamado mácula na área atrás da retina e impede dano causado pelo estresse oxidativo e radiações de luz. Além disso, anthocyanosides e vitaminas presentes em amoras aumentam a visão e protegem os olhos de várias doenças, como degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Malefícios:

quais os efeitos colaterais da amora?

A amora é segura quando usada como alimento. No entanto, não há informações suficientes disponíveis para saber se a amora é segura em maiores quantidades quando usada como medicamento.

Sair da versão mobile