Dicas de Saúde

10 alimentos saudáveis para pele!

Por Alan Costa, em 08/05/2018 (atualizado em 05/08/2021)
alimentos saudáveis para pele

Alimentos saudáveis para pele pois ela é um dos órgãos mais surpreendentes do corpo humano. É difícil para nós pensarmos nisso como um órgão, no entanto, nós tendemos a pensar em órgãos como coisas do tipo: coração, fígado, rins – esses são obviamente órgãos.

Por essa definição, a epiderme é definitivamente um órgão. Além disso a epiderme é composta de células e tecidos muito específicos, e seu propósito coletivo é agir como a fronteira entre “você” e “o mundo”.

Portanto, uma das coisas legais sobre a pele que a torna diferente de muitos outros órgãos é o fato de que ela precisa lidar com o mundo real.

alimentos saudáveis para pele

Portanto, ele é carregado com sensores, e também contém um design muito resistente em camadas para que ele possa lidar com realidades do ambiente, como abrasão e luz solar. Por isso é ideal manter a epiderme saudável.

Alimentos saudáveis para pele:

1. Pimentas amarelas:

A vitamina C é essencial para a formação e crescimento da pele e do tecido muscular, bem como para a formação de colágeno – a proteína que fornece força e estrutura à sua pele, ossos, músculos e tendões.

Mas em vez de pegar uma laranja para obter sua dose, muito em alguns pimentões amarelos ricos em vitamina C.

Em um estudo com mais de 700 mulheres japonesas, os pesquisadores descobriram que quanto mais vegetais amarelos e verdes eles comiam, menos aptos a ter rugas e pés de galinha – mesmo quando controlavam o fumo e a exposição ao sol.

2. Tomates:

Eles estão cheios de licopeno, um fitoquímico que fornece pigmento vermelho e benefícios para a saúde.

O licopeno ajuda a eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento causado pelos raios ultravioleta – em outras palavras, protegendo contra os danos causados ​​pelo sol.

Para colher os maiores benefícios, aqueça-os: uma meia xícara de tomates cozidos, por exemplo, embala 16 miligramas de licopeno. Uma dose diária combinada com filtro solar ajudará a bloquear a queimadura.

3. Atum enlatado:

Está repleto de selênio – um nutriente que preserva a elastina, que mantém a pele suave e firme. O selênio também evita que os radicais livres produzidos pelos raios UV danifiquem as células da derme, protegendo-os contra danos causados ​​pelo sol.

4. Mexilhões:

Se você não está recebendo ferro suficiente, sua pele ficará pálida e pastosa, diz Ansel. A solução? Escolhas ricas em ferro, como mexilhões. Uma porção de mexilhões oferece um terço da quantidade diária recomendada.

5. Amoras:

Mirtilos são um dos melhores superalimentos da natureza. Cheios de antioxidantes, os mirtilos ajudam o seu corpo a eliminar os radicais livres que danificam as células e os que envelhecem.

Estas bagas também ajudam a aumentar a força das fibras de colágeno graças à sua elevada concentração de antocianinas: fitonutrientes que conferem a estas bagas a sua tonalidade azul brilhante.

6. Óleo de cártamo:

Se você tem pele seca, escamosa ou com coceira, tome nota: Este óleo de cozinha comum funciona como um hidratante.

Ele contém ácidos graxos ômega-6, que mantêm as paredes celulares flexíveis, permitindo que a água atinja a pele. Algumas pesquisas sugerem que o consumo de óleo de cártamo pode ajudar a aliviar os distúrbios do pecado, como dermatite, inflamação, acne e pele seca.

7. Água e óleo de coco:

Nada é desperdiçado quando você está usando um coco para cuidar da derme. Quando você abre a garrafa pela primeira vez, pode beber a água natural da fruta – ela contém potássio e eletrólitos que relaxam os músculos para reabastecer e hidratar a derme, tornando-a mais suave e mais jovem.

8. Óleo de cártamo:

Se você tem pele seca, escamosa ou com coceira, tome nota: Este óleo de cozinha comum funciona como um hidratante.

Além disso, ele contém ácidos graxos ômega-6, que mantêm as paredes celulares flexíveis, permitindo que a água atinja a epiderme.

Algumas pesquisas sugerem que o consumo de óleo de cártamo pode ajudar a aliviar os distúrbios do pecado, como dermatite, inflamação, acne e epiderme seca.

9. Espinafre:

Quer se proteger contra o câncer de pele? Tire uma página do livro do Popeye. Um estudo publicado no International Journal of Cancer descobriu que as pessoas que comeram mais espinafre desenvolveram metade dos tumores de epiderme ao longo de 11 anos.

Aqueles que consumiram a menor quantidade. Isso é provável porque o folato no espinafre ajuda a manter e reparar o DNA, reduzindo a probabilidade de crescimento de células cancerígenas.

10. Mamão:

Esta fruta tropical contém uma infinidade de enzimas ativas que transmitem seus benefícios saudáveis. Uma enzima, a quimopapaína, tem sido usada para aliviar a inflamação – uma fonte comum de problemas de pele.

Além disso, uma outra enzima, a papaína, pode ajudar a remover manchas e até mesmo tratar a acne quando aplicada topicamente, pois a enzima dissolve gorduras que entopem os poros e limpa a epiderme.

Sair da versão mobile