Dicas de Saúde

20 melhores alimentos ricos em magnésio que todos devem consumir

o que é o magnésio?

Os alimentos ricos em magnésio são importantes em nossos corpos para apoiar o metabolismo, uso de energia, trabalho dos músculos e uso de proteínas. Ademais, você pode conhecer certos minerais, como cálcio e ferro, e sabe da importância deles para o organismo. Mas o que pode ser dito sobre o magnésio?

Muitos desconhecem a função deste mineral e onde obtê-lo através dos alimentos. Afinal, este artigo dos melhores alimentos ricos em magnésio, vai dizer porque ele é bom e porque você deve consumi-lo.

20 melhores alimentos ricos em magnésio que todos devem consumir
o que é o magnésio?

O que é o magnésio?

O magnésio é um mineral vital para o organismo. Como macronutriente, desempenha um papel no desenvolvimento dos ossos, músculos e órgãos. Seu símbolo atômico é MG e na tabela dos elementos é atribuído o número 12.

Ademais, ele é um dos minerais que são encontrados na maior quantidade no corpo humano. Entretanto, os ossos do corpo humano possuem cerca de 50% de todo o magnésio que o organismo possui. Graças a este mineral, cerca de 300 reações bioquímicas são realizadas no corpo.

Para que serve o magnésio?

É incrível tudo o que o magnésio pode alcançar para o organismo. Por exemplo, é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e os terríveis ataques cardíacos. Conquanto, reduz o risco de diabetes tipo 2, graças à sua ação na regulação da insulina.

Outros benefícios que o magnésio preenche no corpo são o controle da pressão arterial, fortalecimento dos ossos, ajudando a prevenir a osteoporose e diminuindo a enxaqueca.

Ao ingerir magnésio junto com a vitamina B6, você pode diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual. Entretanto, o ótimo funcionamento dos nervos e músculos também é favorecido pela ingestão de magnésio.

Doses recomendadas de magnésio

O corpo requer doses diárias de magnésio para se manter saudável e evitar problemas devido a deficiências. Portanto, as doses recomendadas para homens e mulheres são:

  1. Homens: entre 400 a 420 mg são necessários;
  2. Mulheres: uma dose diária de 310 a 320 mg é suficiente.

Tipos de magnésio:

Você pode se surpreender ao descobrir a variedade de magnésio disponível e os usos a que se destinam:

1. Citrato de magnésio:

É um derivado do sal de magnésio e serve para induzir movimentos intestinais. Entretanto, também tem propriedades para evitar pedras nos rins.

2. Lactato de magnésio:

Este suplemento mineral é usado para tratar problemas digestivos. No entanto, é contraindicado para pessoas que sofrem de doenças renais.

3. Sulfato de magnésio:

Este elemento é uma combinação de magnésio, oxigênio e enxofre. Aliás, ele comumente conhecido como sal de Epson.

4. Óxido de magnésio:

Também é conhecido como magnésia e laxante é indicado para aliviar o refluxo gástrico.

5. Carbonato de magnésio:

Mais conhecido como resina tem vários usos. Por exemplo, ginastas, arremessadores de beisebol e escaladores usam-no como um agente de secagem e conseguem uma melhor aderência.

6. Cloreto de magnésio:

É caracterizado por ter vários usos, como na fabricação de agentes resistentes ao cimento, papel e fogo.

7. Orotato magnésio:

É um dos tipos de magnésio mais usados ​​para a saúde, já que é bem absorvido a nível celular.

8. Propriedades do Magnésio:

O magnésio abrange muitos processos cotidianos dos quais não estamos cientes. Este mineral é responsável por manter o funcionamento nervoso em boas condições, criando músculo no corpo, mantendo o coração batendo e garantindo o desenvolvimento adequado do sistema imunológico.

Em vista de tudo o que este mineral fornece ao organismo, estudos ainda estão em andamento para estudar as diferentes propriedades do magnésio na prevenção de doenças altamente disseminadas. Entre eles, diabetes, doenças cardiovasculares e pressão arterial.

Como o magnésio funciona no corpo?

O magnésio é facilmente absorvido pelo corpo, desde que esteja ligado a outro elemento ou substância. Portanto, os fabricantes de suplementos de magnésio oferecem aos clientes este mineral em combinação com outros aminoácidos.

Ao procurar magnésio, você encontrará suplementos como o carbonato de magnésio ou o sulfato de magnésio.

Este mineral é assimilado pelo sistema digestivo, de acordo com a biodisponibilidade ou a quantidade de magnésio presente no suplemento. Posteriormente, as células realizam seu trabalho para fixá-lo no corpo e proporcionar os benefícios necessários à saúde.

Benefícios do consumo de magnésio:

Já está claro que o magnésio é benéfico para a saúde. No entanto, aqui estão outras 4 benefícios do magnésio se ingerido regularmente:

  1. Tem um efeito protetor no músculo cardíaco;
  2. Estimula os impulsos do sistema nervoso;
  3. Ele preserva os tecidos e o bom estado das células;
  4. O magnésio contribui para o crescimento.

Usos do magnésio no corpo humano:

O corpo humano usa magnésio para uma série de atividades que não seriam possíveis sem esse mineral. Este mineral é responsável pela criação de trifosfato de adenosina, que são as moléculas que fornecem energia ao corpo.

Outros usos do magnésio estão relacionados ao amolecimento do sistema sanguíneo, à formação de ossos e dentes, à formação de DNA, à criação de proteínas e à manutenção dos níveis de glicose no sangue em níveis ótimos.

Existem muitos medicamentos derivados desse mineral, como o valproato de magnésio, que é usado no tratamento da epilepsia. Pode até ser usado para fins estéticos.

Para isso, existe colágeno com magnésio que ajuda a elasticidade e a suavidade da pele. Outros benefícios são prevenir cãibras e contraturas musculares.

20 melhores alimentos ricos em magnésio que todos devem consumir
quais os usos do magnésio no corpo humano?

Suplementos alimentares de magnésio:

Se você é um atleta e gosta de ficar em forma, pode fazer muito esforço na academia para alcançá-lo. Você deve saber que o magnésio tem vantagens para os músculos, ossos e perda de peso.

É por isso que, se você gosta de tomar suplementos alimentares, a marca GNC traz para você uma vasta gama de cápsulas nutricionais que você pode comprar on-line.

Quais os alimentos mais ricos em magnésio?

Felizmente, você pode obter magnésio em muitos alimentos e evitar deficiências desse mineral e suas consequências negativas. Aqui está uma lista dos 20 melhores alimentos ricos em magnésio na forma natural.

1. Lentilhas:

Além de ser um dos alimentos ricos em magnésio, as lentilhas fornecem energia sustentada e evitam as quedas de energia que muitas vezes sofremos nas tardes e letargia. A vitamina B6 e o ​​ferro são outras vantagens que você obtém ao comer lentilhas. Prepare um guisado de lentilhas com legumes e você terá uma refeição completa.

2. Peixe:

O grupo de peixes chamado azul está entre os alimentos ricos em magnésio por sera maior concentração de magnésio. Entre estes estão cavala, polvo, mexilhões, garoupa e salmão. Todos eles também fornecem o tão benéfico ômega 3 e óleo de fósforo. Inclua estes peixes em seu menu semanal e você estará protegido de qualquer deficiência de magnésio.

3. Farelo:

O farelo vem da moagem de cereais como aveia, arroz e trigo. Assim, uma única xícara de farelo de trigo contém 354 mg de magnésio, que pode cobrir a necessidade diária de magnésio para uma pessoa.

4. Leite:

Deve-se notar, neste caso, que os produtos lácteos, como o leite desnatado, são sobretudo uma boa fonte de magnésio. Um litro de leite dá 37 mg de magnésio, além de fornecer cálcio, tem outras vitaminas para cuidar da osteoporose. Outros produtos lácteos como queijo e iogurte também estão entre os alimentos ricos em magnésio.

5. Manteiga de Amendoim:

Em duas colheres de sopa de manteiga de amendoim, você terá um décimo do que é necessário para o dia. Portanto, recomenda-se adquirir a versão orgânica, que não tem usos de pesticidas ou herbicidas.

6. Ervas Secas:

Não subestime o valor dessas ervas, como cebolinha, hortelã e coentro. Eles não são apenas excelentes para temperar as refeições, eles também fornecem uma boa opção de alimentos ricos em magnésio. Para citar um exemplo, 100 gramas de coentro equivalem a 694 mg de magnésio, uma quantidade mais do que suficiente de acordo com a dose necessária.

7. Sementes de Melancia e Abobora:

Se você prepará-los em saladas, certifique-se de consumir uma boa dose de magnésio, mesmo sem perceber. Portanto, uma xícara de sementes de abóbora fornece 738 mg de magnésio, enquanto que a melancia possui 556 mg.

8. Carne:

Carnes vermelhas também fazem parte dos alimentos ricos em magnésio. Aliás, você deve saber que o lombo de carne é o corte que fornece mais deste mineral. No entanto, é bom combinar a carne com uma dieta equilibrada.

9. Chocolate Amargo:

Boas notícias para os amantes de chocolate amargo sem açúcar, ele proporciona-lhe 28 mg de magnésio. Entretanto, para ser mais específico, em 100 gramas de chocolate ou cacau em pó são 327 mg de magnésio.

10. Sementes de Gergelim e de Linho:

Estas sementes oferecem vários benefícios, pois são antioxidantes além de fazer parte dos alimentos ricos em magnésio. Assim, você pode consumir as sementes sozinho ou em derivados, como a manteiga de gergelim, que lhe dá 362 mg. para cada 100 gramas de produto.

11. Nozes:

Dentro da grande variedade de nozes, nozes são um dos melhores alimentos que você pode obter como um bom fornecedor de magnésio.

Em 100 gramas de castanha-do-pará grande, tem 376 mg de magnésio. Comê-los regularmente como um lanche delicioso e saudável.

12. Sementes de Girassol:

Eles estão nessa lista por serem uma boa fonte de vitamina E e, claro, magnésio. Aliás, você pode ter uma ideia, sabendo que uma xícara de sementes de girassol tem 455 mg de magnésio, mais do que suficiente para cobrir a necessidade diária.

13. Aneto:

Esta espécie deve fazer parte de seus ingredientes na cozinha, pois é agradável ao gosto e contém muito magnésio. Use esta erva para saborear carnes como peixe ou frango, combinado com um pouco de suco de limão.

14. Espinafre:

Espinafre além de ser um dos alimentos mais saudáveis ​​que você pode consumir, está entre os alimentos ricos em magnésio. Contudo, o alto teor desse mineral são essas folhas verdes, que melhoram o humor e combatem a depressão. Coma espinafre em smoothies verdes, com ovos mexidos no café da manhã ou em um saboroso creme de espinafre.

15. Soja:

A soja pode ser obtida em duas apresentações salvas e em grãos. Ambos fornecem uma boa quantidade de magnésio. Se você é vegetariano, essa opção é ideal para o seu consumo. Então você pode comer tofu em diferentes receitas para atender às suas necessidades de magnésio.

16. Banana:

A ingestão de magnésio não está completa sem incluir bananas na sua dieta diária, pois esse é um dos alimentos ricos em magnésio. Se você come uma banana pequena, você já tem 8% do magnésio necessário do dia. Outra vantagem é que eles são muito versáteis, eles podem ser obtidos durante todo o ano e combinam com tudo.

17. Amêndoas:

As amêndoas fornecem mais magnésio do que outras variedades de nozes. Em uma porção de amêndoas, 80 mg de magnésio é adquirido. Você pode comê-los como um lanche ou prepará-los em sobremesas como biscoitos ou granola. Outra alternativa é amêndoas fatiadas para saladas e iogurtes naturais.

18. Castanhas de Caju:

Também conhecidos como cajus estão entre os alimentos ricos em magnésio. Uma porção dá-lhe um quinto da necessidade diária de ossos e nivelamento de açúcar no sangue. Você pode comê-los sozinho ou adicioná-los às suas receitas de vegetais ou grãos para aumentar sua ingestão.

20 melhores alimentos ricos em magnésio que todos devem consumir
quais os alimentos mais ricos em magnésio?

19. Melaço:

É uma alternativa saudável ao invés do açúcar refinado e você pode usá-lo para espalhar ou preparar receitas como bolos e pães. Assim, em 100 gramas de melaço, existem 242 mg de magnésio.

20. Quinoa:

Em 2013, a FAO designou a quinoa como alimento do ano, por suas propriedades benéficas e seus múltiplos usos na cozinha. Aliás, além de magnésio, a quinoa é uma boa fonte de vitaminas e fibras. Então, ela pode ode ser comida como guarnição de carnes e peixes por falta de outros cereais como o arroz.

Enfim, lembre-se de que é melhor ingerir magnésio em alimentos frescos, pois dessa forma ele é concentrado e absorvido melhor pelo corpo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.