6 Alimentos Benéficos Com Baixo Teor de Carboidratos!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dicas de Beleza

6 Alimentos Benéficos Com Baixo Teor de Carboidrato! Além disso, os alimentos com Baixo Teor de Carboidratos, ou a dieta low-carb, são muitos populares nos dias atuais. Sendo, que uma das melhores coisas dessa dieta é que as pessoas geralmente não precisam contar calorias para perder peso.

Enquanto os carboidratos são mantidos baixos, o apetite tende a diminuir. Isso faz com que as pessoas restrinjam automaticamente as calorias, sem ter que regular conscientemente sua ingestão de alimentos.

Este método simples provou levar a perda de peso significativa – cerca de 2 a 3 vezes mais do que uma dieta com baixo teor de gordura e com restrição calórica.

Curiosamente, existem inúmeros alimentos incrivelmente satisfatórios, com baixo teor de carboidratos, que a maioria das pessoas consideraria apenas uma indulgência ocasional.

alimentos com baixo teor de carboidratos
alimentos com baixo teor de carboidratos

Estes alimentos podem ser comidos regularmente em uma dieta com Baixo Teor de Carboidratos até a plenitude, enquanto você colhe todos os benefícios metabólicos.

Alguns desses alimentos são até mesmo muito saudáveis, pelo menos no contexto de uma dieta com Baixo Teor de Carboidratos – embora adicioná-los em uma dieta rica em carboidratos possa ser um problema. Então, aqui estão os 6 Alimentos Benéficos Com Baixo Teor de Carboidratos.

Alimentos Benéficos Com Baixo Teor de Carboidratos:

1. Manteiga (e outros produtos lácteos com alto teor de gordura):

Manteiga costumava ser uma alternativa dietética. Então foi demonizada por ser rica em gordura saturada e as pessoas começaram a comer margarina em vez disso.

No entanto, a manteiga tem voltado a ser um alimento saudável, especialmente entre pessoas de baixo poder aquisitivo.

Basta considerar a escolha de uma manteiga de qualidade, de animais alimentados com capim, que é mais rica em nutrientes saudáveis para o coração, como a vitamina K2.

Também tenha em mente que a manteiga deve ser consumida com uma refeição, não como a refeição. Substituir seu café da manhã com manteiga somente pela manteiga, provavelmente não é uma boa ideia.

Quantidade de calorias: 99% de gordura e 1% de proteína. Outros alimentos lácteos ricos em gordura, como queijo (que contém gordura e proteína) e creme pesado (que possui principalmente gordura) também são perfeitos em uma dieta com Baixo Teor de Carboidratos.  

2. Nozes e Manteigas de Nozes:

É um erro supor que as dietas com Baixo Teor de Carboidratos são todas sobre carne e gordura.

Além de todos os vegetais, há uma abundância de outros alimentos vegetais que podem ser consumidos nesta dieta.

Um bom exemplo são as nozes, incluindo amêndoas, nozes de macadâmia, nozes e vários outros.

As nozes são incrivelmente nutritivas, carregadas de gorduras saudáveis e nutrientes importantes, como vitamina E e magnésio.

Numerosos estudos mostram que pessoas que comem nozes têm menor risco de desenvolver várias doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

As manteigas de nozes também podem ser comidas, desde que sejam feitas apenas com nozes e sal e não sejam preenchidas com óleos vegetais processados ou açúcar.

O único problema com as nozes é que elas são tão densas e saborosas que pode ser fácil comer quantidades excessivas.

Quantidade de calorias: 74% de gordura, 13% de proteína e 13% de carboidratos. 28 gramas contém apenas 5 gramas de carboidratos, das quais 3 são fibras.

3. Chocolate Negro:

O chocolate escuro é um superalimento. É carregado com nutrientes, fibras e poderosos antioxidantes.

De fato, tem uma atividade antioxidante ainda maior que os mirtilos. Estudos mostram que o chocolate leva a benefícios impressionantes para a saúde do coração.

Pode baixar a pressão arterial, aumentar o colesterol HDL “bom”, proteger o LDL “ruim” da oxidação e reduzir a resistência à insulina.

Um estudo mostrou que pessoas que comem chocolate mais de cinco vezes por semana têm até 57% menos risco de desenvolver doença cardíaca.

Chocolate geralmente contém algum açúcar, mas se você escolher um com alto teor de cacau (70-85%), a quantidade será mínima e a maioria das calorias será de gordura.

Quantidade de calorias: 64% de gordura, 5% de proteína e 31% de carboidratos. Um pedaço de 28 gramas pode conter cerca de 10 carboidratos líquidos, dependendo da marca.

alimentos com baixo teor de carboidratos
alimentos com baixo teor de carboidratos

4. Pele de Porco:

As peles de porco, que são basicamente pele de porco frita, são deliciosas. Elas são ricas em proteínas, mas de natureza diferente da proteína encontrada nas carnes musculares.

Alguns dietistas paleo argumentaram que comer muita carne muscular pode tornar as pessoas deficientes no aminoácido glicina.

Este aminoácido é encontrado em grandes quantidades em outras partes do animal, incluindo as carnes orgânicas e cortes gelatinosos como tendões e pele.

As peles de porco são muito ricas em glicina. No entanto, não parece haver muita evidência apoiando essa teoria.

As peles de porco também são ricas em ácido oléico monoinsaturado, o mesmo ácido graxo que é encontrado em abundância no azeite de oliva.

Quantidade de calorias: 52% de gordura, 48% de proteína e não contém carboidratos.

5. Abacates:  

O abacate é outro alimento vegetal extremamente saudável e pobre em carboidratos.

Ele é tecnicamente uma fruta e é muito rico em certos nutrientes, especialmente fibras e potássio.

Mais de 60% de suas gorduras são monoinsaturadas, com pequenas quantidades de ácidos graxos saturados e poliinsaturados.

Os abacates também parecem ser benéficos para o metabolismo e para a saúde do coração, o que não é surpreendente, dado o seu impressionante teor de nutrientes.

Um estudo em pessoas com colesterol alto descobriu que, após uma dieta enriquecida com abacate por uma semana, reduziu o colesterol LDL “ruim” e os triglicérides em 22%, enquanto elevou o HDL “bom” em 11%.

Quantidade de calorias: 77% de gordura, 4% de proteína e 19% de carboidratos. A maioria dos carboidratos no abacate é fibra.

6. Bacon:

Bacon é muitas vezes referido como “doce de carne”. Isso não é surpreendente, considerando quão incrivelmente delicioso é.

Bacon tem sido demonizado por ser rico em gordura saturada, bem como por ser uma carne processada e geralmente frita.

No entanto, a maioria das pessoas não percebe que a maioria da gordura do bacon – cerca de dois terços – é insaturada.

Assim sendo, a maioria dos bacons comprados em lojas são processados, o que tem sido associado a um aumento do risco de câncer e outras doenças.

Por esta razão, é importante encontrar bacon de qualidade, não processado, de preferência de porcos criados a pasto. Conseguir bacon que seja verdadeiramente livre de nitratos / nitritos é a melhor opção.

Embora o bacon – ou qualquer outra carne processada – não seja, de modo algum, um alimento saudável, muitas vezes as pessoas o adicionam aos seus planos de dieta com Baixo Teor de Carboidratos. 

alimentos com baixo teor de carboidratos
alimentos com baixo teor de carboidratos

Mais Informações:

Tenha em mente que se você comer muito desses alimentos incrivelmente deliciosos – especialmente manteigas de nozes – eles podem impedir que você perca peso.

A maioria dos alimentos com Baixo Teor de Carboidratos deve ser o mais natural possível, alimentos integrais como carnes, peixes, ovos, vários vegetais, nozes, sementes, gorduras saudáveis e talvez até mesmo algumas frutas.

Mas você ainda pode comer muitos alimentos indulgentes enquanto desfruta dos incríveis benefícios metabólicos de uma dieta com Baixo Teor de Carboidratos/ cetogênica.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários