Legumes e Vegetais

Alfarroba ajuda na perda de peso, trata resfriados: veja os 9 benefícios

Por Alan Costa, em 30/05/2019 (atualizado em 21/12/2021)
alfarroba

A alfarroba é muito rica em proteínas e contém vitaminas essenciais, possui também antioxidantes e taninos, ácido gálico, além de propriedades poderosas anti-sépticas, antialérgicas e antibacterianas. Para saber desses e de outros benefícios da alfarroba leia o artigo até o final.

alfarroba

O que é alfarroba:

A alfarrobeira, também chamada de pão de São João, vem da alfarrobeira (Ceratonia Siliqua.). A alfarrobeira produz frutos que parecem pequenas vagens marrons (tecnicamente leguminosas.) com sementes dentro delas, muito parecidas com as vagens das ervilhas. Historicamente, ela tem sido usada para benefícios de saúde, e é o ingrediente perfeito para adicionar à sua alfarrobeira se você quiser substituir (ou apenas cortar) o chocolate.

Como a alfarrobeira é semelhante ao chocolate? Bem, a alfarrobeira tem um sabor naturalmente doce, semelhante ao do caramelo, mas sem todo o açúcar adicionado dos produtos de chocolate convencionais. Até tem gosto de chocolate e pode ser usada quase da mesma maneira que o cacau ou o chocolate são usados ​​nas receitas. A melhor parte? Na verdade, é um superalimento nutritivo.

Para que serve alfarroba:

A Alfarroba tem sido amplamente utilizada na medicina tradicional. É um remédio conhecido para diarreia, e quando tomado junto com a solução de reidratação oral, pode aliviar os sintomas da doença, de acordo com pesquisas.

Ela também contém uma quantidade significativa de fibras, mantendo um equilíbrio saudável entre os níveis de colesterol HDL (bom) e LDL (ruim), aumentando assim a saúde do coração. alfarrobeira é um alimento de perda de peso favorecido, pois pode estimular o metabolismo e melhorar a digestão. Também pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2, regulando os níveis de insulina.

Como uma rica fonte de antioxidantes, a alfarrobeira previne os danos causados ​​pelos radicais livres e está sendo considerada um tratamento para certos tipos de câncer, incluindo o câncer do colo, útero e do pulmão.

Ela promove a saúde óssea e pode prevenir condições dolorosas, como osteoclasia e osteoporose, devido ao seu alto teor de fósforo e cálcio.

Benefícios da alfarroba para saúde:

1. Polifenóis:

Os polifenóis da alfarrobeira são especialmente poderosos e ajudam a proteger o corpo dos danos provocados pelos radicais livres e pelo ambiente. Estes polifenóis antioxidantes atravessam o corpo removendo os radicais livres perigosos e ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, pois é um tóxico para as células cancerígenas, especialmente aquelas que causam câncer cervical.

2. Pressão alta:

Se você sofre de pressão alta, a adição de alfarrobeira pode ajudar a diminuir naturalmente a pressão arterial.

A alfarrobeira não tem cafeína e é rica em fibras. Um relatório na edição de 2010 da revista “Plant foods for human nutrition” afirma que uma porção de 4 gramas de fibras mostrou diminuir o “colesterol ruim”.

Este conteúdo de fibra é especial e pode ajudar em um programa de perda de peso, pois restringe o hormônio que “informa” ao corpo que está com fome, assim reduz a necessidade de comer excessos de comida.

2. Taninos:

Alfarroba contém taninos, um composto que está contido nas plantas, mas eles diferem dos taninos contidos em outras plantas. Os taninos contidos na alfarrobeira secam o trato digestivo, o que impede o crescimento de bactérias nocivas das toxinas que foram ingeridas.

3. Fonte de vitaminas e minerais:

A alfarrobeira é muito rica em nutrientes, especialmente em termos de cálcio e ferro. É também uma boa fonte de riboflavina, ácido fólico, niacina, vitamina E, potássio, cobre, manganês, selênio e fibra alimentar.

O uso de extrato de alfarrobeira , que você pode encontrar facilmente em fitoterapeutas, é uma ótima maneira de obter cálcio e altas quantidades de outros minerais.

4. Combate o câncer:

Tem sido demonstrado que uma quantidade significativa de polifenóis em alfarrobeira tem uma atividade antioxidante. Estudos têm mostrado que esses polifenóis, em essência de alfarrobeira, são particularmente eficazes contra células cancerígenas, pois incapacitam certos tipos de câncer.

5. Ajuda a perder peso: 

A alfarrobeira é conhecida por ajudar na sensação saciedade, devido seu rico teor de fibra. Por outro lado, como o conteúdo da fibra também acelera a digestão, o extrato de alfarrobeira é um excelente auxílio na perda de peso.

6. Fonte antioxidante:

Extrato de alfarrobeira tem uma alta concentração de antioxidantes. Estes são muito importantes na luta contra vários tipos de câncer e ajudam a prevenir sinais visíveis de envelhecimento. Os antioxidantes lutam contra os danos dos radicais livres que causam muitos problemas de saúde no corpo.

7. Combate a osteoporose e a poliomielite:

Contém altos níveis de fósforo, cálcio e ácido gálico. Assim, é muito útil no combate à osteoporose e poliomielite. Por isso, é recomendado para crianças com alta sensibilidade ou pessoas que sofrem de poliomielite.

8. Resfriados e gripe:

Extrato de alfarrobeira contém vitamina E, antioxidantes e outros nutrientes vegetais, que são especialmente úteis para tratar resfriados e gripes.

O ácido de alfarrobeira oferece propriedades anti-sépticas e antibacterianas. Portanto, também é eficaz para condições como anemia e tosse. Em casos excepcionais, também pode ajudar no tratamento do câncer de fígado.

9. Saúde da pele e do cabelo:

O consumo de extrato de alfarrobeira é muito eficaz para melhorar a saúde da pele e dos cabelos. A vitamina E em seu rosto é útil para prevenir rugas e possíveis danos à pele. É também uma excelente opção para cabelos saudáveis ​​e fortes. Ao consumir a alfarrobeira, você pode apreciar o seu sabor e seus benefícios para a pele e para o cabelo.

Malefícios:

Os frutos de alfarrobeira e os produtos feitos a partir deles (xarope e etc.) são contraindicados para indivíduos com intolerância individual aos componentes. Em geral, a alfarrobeira é bem absorvida sem causar reações alérgicas, e as bebidas feitas com base na alfarrobeira não são viciantes, ao contrário das que contêm cafeína.

No entanto, em vista do pouco escrutínio, os especialistas nacionais recomendam a introdução de produtos contendo o fruto da alfarrobeira com cautela, especialmente durante a gravidez, lactação e na infância. Sabe-se que o xarope do fruto da planta não pode ser usado junto com o leite para evitar flatulência, diarreia e náusea.

Os nutricionistas não aconselham o consumo do xarope de alfarrobeira para pessoas com obesidade, porque isso retarda o metabolismo, o que complica o processo de perda de peso. Além disso, xarope de alfarrobeira não é recomendado para pessoas com alta sensibilidade a níveis elevados de frutose nos alimentos.

A dosagem descontrolada e o uso frequente de produtos de alfarrobeira podem levar a consequências desagradáveis, como um aumento nos níveis de açúcar no sangue. Em qualquer caso, a fim de evitar consequências desagradáveis, é necessário consultar um especialista antes de usar a alfarrobeira  e produtos derivados.

Sair da versão mobile