Legumes e Vegetais

Alcachofras faz bem para o coração, fígado, digestão: veja os 7 benefícios

Por Alan Costa, em 07/03/2019 (atualizado em 22/12/2021)
como usar as alcachofras?

As alcachofras são extremamente nutritivas, acumulando infinidade de nutrientes, minerais e fitonutrientes que protegem contra alguns riscos à saúde. Além disso, as alcachofras são ricas em vitaminas e minerais essenciais a saúde.

As alcachofras podem fazer parte da dieta que cura por muitas razões: sua forte ligação à prevenção de doenças graves, como doenças cardíacas e câncer, seu efeito nutritivo no fígado e no trato digestivo, capacidade de reduzir a inflamação perigosa em todo o corpo e, claro, sua capacidade de agregar sabor e sua versatilidade nas receitas culinárias.

Embora os corações de alcachofra sejam geralmente a parte mais amplamente consumida da alcachofra, as folhas de alcachofra não devem ser descartadas com tanta rapidez – as folhas são, na verdade, onde muitos dos nutrientes mais poderosos da alcachofra são armazenados.

De fato, os suplementos de extrato de alcachofra, que se tornaram mais populares nos últimos anos devido a seus vários benefícios de promoção da saúde do coração, são em grande parte derivados de antioxidantes e fitonutrientes encontrados nas folhas do vegetal.

qual a origem das alcachofras?

Qual a origem das alcachofras?

Você sabia que existem cerca de 140 variedades diferentes de alcachofra? Destas 140, apenas 40 são cultivadas comercialmente para serem vendidas como alimentos.

O nome alcachofra vem da palavra articiocco, que é mais provavelmente influenciado pela palavra ciocco, que significa “toco”. A alcachofra – a espécie mais consumida hoje – é da espécie do cardo, um grupo de plantas fluentes caracterizadas por folhas com espinhos afiados em suas margens.

A porção comestível da alcachofra, geralmente chamada de “coração”, é na verdade o broto da flor da alcachofra, formado antes que a flor começasse a florescer.

A cabeça de flor é um aglomerado de muitas pequenas flores de brotamento, juntamente com a base comestível da planta. Uma planta de alcachofra pode crescer até 2 metros de diâmetro e 0,90 a 1,0 metro de altura.

Quando a planta floresce, tem cerca de 17 cm de diâmetro e tem uma cor azul-violeta vibrante. Quando a planta floresce, ela não é mais comestível e se torna grossa, por isso é que as alcachofras são colhidas e comidas antes de atingir esse estágio maduro.

Registros do consumo de alcachofras remontam à Grécia Antiga e ao Império Romano, onde encontramos textos indicando que essas populações consumiam a variante natural da Alcachofra, o cardo. Hoje, esta planta nativa pode ser encontrada nas mesmas áreas do Mediterrâneo, onde ainda é um alimento básico na dieta mediterrânica saudável.

A Alcachofra era conhecida durante estes tempos como uma iguaria e um afrodisíaco natural; também era conhecida por ajudar a garantir o nascimento de meninos.

As sementes da Alcachofra foram encontradas durante uma escavação no período romano, e foram levadas para o norte da África logo depois, onde foi introduzida para muito mais pessoas receberem seus benefícios para saúde.

Variedades de alcachofras também foram cultivadas na Sicília desde o período clássico dos antigos gregos e em Nápoles desde meados do século IX. Os registros mostram que alguns dos elitistas mais ricos também gostavam de alcachofras; quando foram introduzidos na Inglaterra pelos holandeses, elas foram cultivadas no jardim de Henrique VIII em Newhall por volta de 1530.

Durante o século XIX, os benefícios das alcachofras para saúde foram trazidos para os Estados Unidos. Imigrantes franceses que se estabeleceram em Louisiana trouxeram alcachofras por volta de 1806, onde começaram a chegar à culinária crioula francesa.

Os espanhóis, estabelecendo-se na região de Monterey, Califórnia, trouxeram alcachofras para a Costa Oeste dos EUA no final de 1800, onde ainda são cultivadas e aproveitadas até hoje.

Como as Alcachofras chegaram ao nordeste é na verdade uma história engraçada. Na década de 1920, um membro da máfia conhecida como o “Alcachofra King” comprou todas as alcachofras enviadas para Nova York da Califórnia por US $ 6 a grade, e criou uma empresa produtora de Alcachofra.

Ele revendeu as alcachofras com 30% a 40% de lucro e atacaria e aterrorizaria seus competidores, até que finalmente o prefeito ou Nova York declarou ilegal a venda, exposição e posse de alcachofras em Nova York. Felizmente, a proibição foi suspensa depois de apenas uma semana.

Para que serve as alcachofras?

As alcachofras são amplamente usadas na preparação de diversos pratos em todo o mundo. Contudo, além de seu uso na culinária esse vegetal também possui muitos benefícios para a saúde devido seu alto valor nutricional. Sendo que as alcachofras podem ser usadas tanto para prevenir o câncer, por ser rica em composto antioxidantes, como para combater a anemia, por ter um alto teor de ferro.

Valor nutricional:

Uma alcachofra fervida de tamanho médio (cerca de 120 gramas) contém cerca de:

  1. 64 calorias;
  2. 14,3 gramas de carboidratos;
  3. 3,5 gramas de proteína;
  4. 0,4 gramas de gordura;
  5. 10,3 gramas de fibra;
  6. 10,7 microgramas de vitamina B12 (27% do VD);
  7. 17,8 microgramas de vitamina K (22% do VD);
  8. 8,9 miligramas de vitamina C (15% do VD);
  9. 50,4 miligramas de magnésio (13% do VD);
  10. 0,3 miligramas de manganês (13% do VD);
  11. 343 miligramas de potássio (10% do VD);
  12. 87,6 miligramas de fósforo (9% do VD);
  13. 0,2 miligramas de cobre (8% do VD);
  14. 1,3 miligramas de niacina (7% do VD);
  15. 0,1 mg de riboflavina (6% do VD);
  16. 0,1 miligramas de vitamina B6 (5% do VD);
  17. 0,7 miligramas de ferro (4% do VD);
  18. 0,1 miligrama de tiamina (4% do VD);
  19. 0,3 mg de ácido pantotênico (3% do VD);
  20. 25,2 miligramas (3% do VD);
  21. 0,5 miligramas de zinco (3% do VD).

Quais os benefícios das alcachofras?

As alcachofras possuem benefícios essenciais à saúde devido seu alto valor nutricional, então confira os principais benefício desse vegetal para saúde.

quais os benefícios das alcachofras?

1. Prevenir o câncer:

Alcachofras são absolutamente embaladas com um número de antioxidantes vitais e fitonutrientes, como a quercetina, rutina, ácido gálico e cynarin.

Alcachofras fazem parte da lista dos 10 melhores alimentos antioxidantes, devido à sua alta pontuação ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio), que testa o poder de uma planta em absorver e eliminar os radicais livres.

As alcachofras possuem uma poderosa capacidade de combater o estresse oxidativo no corpo.

Um dos benefícios mais importantes de um alimento que contém uma grande quantidade de antioxidantes é sua capacidade de afastar vários tipos de câncer, já que as células cancerígenas podem crescer parcialmente devido à oxidação e à formação de “radicais livres” no organismo quando estes ficam descontrolados.

Antioxidantes são exatamente o que nossos corpos necessitam para combater os radicais livres e retardar o aparecimento de doenças que são frequentemente vistas em populações envelhecidas.

Antioxidantes presentes nas alcachofras – especificamente rutina, quercetina e ácido gálico – têm sido constatada em estudos a capacidade de reduzir o crescimento de células cancerígenas e, portanto, prevenir a proliferação de tumores cancerígenos.

Alcachofras exibiram suas habilidades de combate ao câncer em dois tipos de câncer: câncer de mama e carcinoma hepatocelular. Pesquisas publicadas descobriram que os extratos polifenólicos das partes comestíveis das alcachofras “induzem a apoptose e diminuem o potencial invasivo da linha celular de câncer de mama humano MDA-MB231.”

Outro estudo em Dokki Giza, no Egito, analisou os efeitos protetores do óleo de peixe e das alcachofras no carcinoma hepatocelular em ratos. Os pesquisadores concluíram que depois de dividir os ratos em oito grupos “os resultados apontaram que 10% de óleo de peixe e 1% de folhas de alcachofra conseguiram proteger do carcinoma hepatocelular em um certo grau. Além disso, eles podem ser considerados alimentos protetores contra a angiogênese.”

2. Contra doenças cardiovasculares:

O consumo de alcachofras e extrato de alcachofra tem sido correlacionados com a redução dos níveis de colesterol insalubre, acalmando a inflamação no corpo e melhorando o fluxo sanguíneo.

Pessoas com níveis mais altos de colesterol correm mais risco de desenvolver doenças cardíacas e sofrer parada cardíaca ou derrame, mas felizmente a substância poderosa cinarina encontrada nas Alcachofras é um dos melhores remédios naturais para trazer o colesterol de volta a um nível saudável.

A ação redutora lipídica e glicêmica das alcachofras também ajuda na prevenção de doenças coronarianas e desordens metabólicas.

alcachofras para o fígado e problemas digestivos

3. Fígado e problemas digestivos:

Devido à sua capacidade de estimular a produção de bile digestiva e de desintoxicar o corpo, as alcachofras são incluídas na dieta GAPS, que é uma dieta criada especificamente para nutrir o trato digestivo e restaurar a saúde intestinal adequada.

Comer alimentos aprovados pela dieta GAPS como alcachofras está correlacionado com a melhoria da flora intestinal, reduzindo os sintomas relacionados à doença digestiva e aumentando a imunidade também – uma vez que grande parte do sistema imunológico é realmente mantido dentro do intestino.

Alcachofras contêm um poderoso antioxidante flavonoide silimarina, que é um protetor eficaz do fígado.

Uma substância específica presente nas alcachofras chamada cynarin demonstrou estimular positivamente a produção de bile, que é produzida pelo fígado e, em última instância, responsável por permitir a digestão e ajudar na absorção de nutrientes.

Sem a produção adequada de bile, uma boa dieta não pode ser usada para promover a saúde, porque muitos dos nutrientes essenciais e ácidos graxos não são absorvidos adequadamente.

Estudos também mostraram que o extrato de folhas de alcachofra pode ser muito útil no alívio dos sintomas associados à síndrome do intestino irritável (SII), um dos principais distúrbios digestivos do mundo.

A síndrome do intestino irritável é um problema que muitas vezes provoca sintomas dolorosos, como constipação, diarreia, inchaço, uma dor de estômago e muito mais.

Acredita-se que a alcachofra beneficia a síndrome do intestino irritável e outros distúrbios digestivos devido ao seu alto teor de fibras, capacidade de reduzir a inflamação e seu efeito nutritivo no revestimento intestinal e no fígado.

4. Ajudar na perda de peso:

Alcachofras são muito ricas em fibras, o que é crucial para inúmeras funções no corpo. Fibra mantém o sistema digestivo funcionando sem problemas e alivia problemas como constipação e diarreia.

Ela tem o papel importante de ajudar o corpo na desintoxicação de resíduos, colesterol extra, açúcar e toxinas, além disso, a fibra facilita a função do fígado e promove a sensação de saciedade, reduzindo assim o apetite.

Estudos têm mostrado que consumir muita fibra solúvel, como o tipo encontrado em alcachofras, é uma ótima maneira de evitar a gordura visceral perigosa – o tipo que se acumula em torno de seus órgãos e pode levar a várias doenças.

Uma dieta rica em fibras está correlacionada com a manutenção de um peso saudável e também reduzindo o risco de doenças graves, incluindo o câncer de cólon, doenças cardíacas e muito mais.

A fibra é tecnicamente a parte de qualquer alimento vegetal que não pode ser digerida, portanto, deve abrir caminho através de seu sistema digestivo e depois sair do seu corpo.

Então, essencialmente a fibra é a substância que “puxa comida” através de seus intestinos. Sem ela, você pode sofrer de problemas como sentir fome excessivamente, constipação, picos e quedas de energia, alterações de humor, ganho de peso e inchaço.

A fibra ajuda na perda de peso porque tem a capacidade de inchar e se expandir no seu estômago e intestinos, absorvendo o líquido e dando-lhe a sensação de estar cheio. Isso contribui para o controle do apetite, além de também ajudar a equilibrar os desejos devido à capacidade da fibra estabilizar o açúcar no sangue.

5. Controlar a diabetes:

A alta quantidade de fibra encontrada nas alcachofras tem a capacidade de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, evitando picos e quedas na insulina que podem levar a sérios problemas para os diabéticos.

A fibra presente nas alcachofras permite que a glicose seja absorvida no sangue mais lentamente, e como a fibra é uma substância que pode ser digerida e não requer insulina, a fibra não conta para a quantidade de carboidratos ou glicose consumida.

Tem sido mostrado que a alcachofra de Jerusalém melhora a secreção e a sensibilidade à insulina em ratos diabéticos, o que também é promissor para os diabéticos.

alcachofras mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis

6. Combater anemia:

Uma porção de uma xícara de Alcachofra fornece cerca de 10% da necessidade diária média de ferro de uma pessoa.

Enquanto muitas pessoas pensam em produtos animais, como carne e ovos, como sendo as únicas e melhores fontes de ferro, as alcachofras também são uma boa fonte, especialmente para vegetarianos e veganos que precisam garantir o consumo suficiente deste mineral vital.

A deficiência de ferro é mais comum entre as mulheres, especialmente mulheres na pré-menopausa, e também em crianças.

Os baixos níveis de ferro podem resultar em fadiga, enfraquecimento do sistema imunológico, baixa concentração e capacidade de concentração, bem como distúrbios digestivos como síndrome do intestino permeável e doença do intestino irritável.

Ainda mais grave é a anemia, um problema que ocorre quando os níveis de ferro são baixos por um tempo contínuo.

A anemia ocorre quando o corpo não consegue produzir hemoglobina suficiente e, portanto, as células vermelhas do sangue não são capazes de distribuir adequadamente o oxigênio por todo o corpo.

Consumir alimentos ricos em ferro é uma ótima maneira de prevenir anemia e sintomas negativos associados à deficiência de ferro.

7. Saúde da pele:

O corpo recebe antioxidantes, vitaminas e minerais através dos alimentos consumidos, que acabam transparecendo em sua aparência, porque eles beneficiam e compõe as camadas de sua pele. Antioxidantes, na forma de vitaminas e minerais, ajudam na prevenção do envelhecimento da pele, auxiliando também em sua textura e aparência.

Por exemplo, o colágeno compõe cerca de 70% das células da sua pele, e a vitamina C é um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento saudável do colágeno.

Portanto, não comer alimentos suficientes que contenham vitaminas e antioxidantes geralmente resulta em baixa produção de colágeno e outros problemas relacionadas à pele, resultando no envelhecimento precoce da pele.

Um sistema imunológico forte também é crucial para manter a pele saudável. A imunidade é amplamente baseada na saúde da parede intestinal e na quantidade de nutrientes que entram no corpo e são absorvidos, de modo que o sistema imunológico é parcialmente responsável por ditar o quanto seu corpo é capaz de proteger sua pele contra infecções e bactérias não saudáveis.

Os efeitos positivos das Alcachofras no trato digestivo e no fígado significam que seu sistema imunológico está bem equipado para curar rapidamente sua pele, uma vez danificada, queimada ou quando entra em contato com toxinas e poluentes comuns.

Como Comprar e Armazenar as alcachofras:

Quase 100% das alcachofras cultivadas comercialmente nos Estados Unidos hoje são cultivadas na Califórnia. Elas estão disponíveis 12 meses por ano, nas estações de pico, primavera e o outono.

Alcachofras também são cultivadas na região do Mediterrâneo comumente, bem como em outras partes do mundo onde são frequentemente usadas em diferentes tipos de culinária saudável. Ao selecionar, as alcachofras mais pesadas e firmes são as melhores.

A alcachofra deve ter uma cor verde saudável e deve parecer fresca, não desidratada. As pétalas ainda devem estar fechadas; Isso significa que a alcachofra é fresca e ficará macia ao comer.

Caso pressione as folhas contra si próprio, ela criará um leve som de chiado, e este é um bom indicador de que uma alcachofra está fresca.

Uma alcachofra de tamanho médio é aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis, e uma pequena é do tamanho de uma bola de golfe. Para manter sua alcachofra fresca, ela precisa ser armazenada adequadamente.

Mantenha a alcachofra em um saco plástico hermético e corte a borda da haste para evitar que se estrague durante o armazenamento. É melhor cozinhar a alcachofra dentro de uma semana depois de comprá-la, se possível.

Como usar as alcachofras?

Comece enxaguando a alcachofra em água corrente. Pode haver um filme claro sobre a alcachofra, que acontece enquanto está crescendo, então enxágue bem ou esfregue com uma escova de cozinha ou toalha para limpá-la. Corte 2 cm da parte superior da alcachofra e corte a haste.

Em seguida, puxe as pétalas um pouco. Isso permitirá que tempere a alcachofra inteira. Você também pode espremer um pouco de suco de limão para que ela não doure facilmente enquanto cozinha.

As alcachofras podem ser cozidas no vapor, cozidas e assadas. Para alcachofras a vapor, coloque em uma cesta fumegante com a haste voltada para cima e, quando a água estiver fervendo, deixe por cerca de 30 minutos (quando estiver cozinhando uma alcachofra de tamanho médio).

Você pode até adicionar um dente de alho e um pouco de limão no vaporizador para adicionar sabor.

Cozinhar a alcachofra é uma excelente maneira de preservar seus nutrientes, pois não destrói alguns dos delicados nutrientes e antioxidantes.

Para ferver uma alcachofra, mergulhe ela em água fervente e mantenha a água em fogo alto por cerca de 30 minutos.

Para assar uma alcachofra, retire as “pétalas” e tempere bem com azeite e especiarias saudáveis para o coração.

Em seguida, envolva com duas camadas de papel alumínio e coloque em uma assadeira, cozinhando por cerca de uma hora.

Cuidado com alcachofras sub ou supercozinhas; quando sub-cozidos elas podem ser duros, e quando super-cozidas podem ficar viscosa e mole.

Quando cozidas perfeitamente, as alcachofras serão sedosas e cremosas. Tenha em mente que quanto maior a alcachofra, mais tempo precisará para cozinhar.

como usar as alcachofras?

Malefícios e contraindicações da alcachofra:

Para uma pequena porcentagem de pessoas, as alcachofras podem causar alguns efeitos colaterais, como gases intestinais e reações alérgicas. Aqueles que são alérgicos a plantas como malmequeres, margaridas e outras ervas similares correm o maior risco de ter uma reação alérgica.

Alcachofras podem causar uma reação alérgica em pessoas que são sensíveis às famílias de plantas Asteraceae / Compositae.

Os membros desta família incluem ambrósia, crisântemos, malmequeres, margaridas e muitos outros, por isso, caso tenha alergia a qualquer um desses, consulte seu médico antes de tomar extrato ou comer alcachofras.

Também existe a preocupação de que alcachofras possam piorar a obstrução do ducto biliar aumentando o fluxo biliar, que é o líquido naturalmente liberado pelo fígado. Se você tiver essa condição, não use extrato ou consuma alcachofras sem primeiro discutir sua decisão com seu médico.

Ao aumentar o fluxo biliar no corpo, os cálculos biliares podem piorar, portanto, se você sofre de cálculos biliares, tome precauções ao consumir alcachofras.

Considerações sinais:

Alcachofras têm poder antioxidante que pode prevenir o câncer, combater doenças cardiovasculares, desintoxicar o fígado e o sistema digestivo, fornecer fibras e ajudar no controle do peso, ajudar no controle do açúcar no sangue e diabetes, fornecer uma boa fonte de ferro para combater a anemia e melhorar a saúde e aparência da pele .

Ao selecionar, as alcachofras mais pesadas e firmes são as melhores. Caso pressione as folhas contra si próprio, ela criará um leve som de chiado, e este é um bom indicador de que uma alcachofra está fresca.

Sair da versão mobile