Dicas de Saúde

Acupuntura: o que é, para que serve, como usar e benefícios

Por Alan Costa, em 01/06/2019 (atualizado em 06/12/2021)
acupuntura

Na cultura chinesa, acredita-se que a acupuntura regule e equilibre o fluxo de energia, ou o “chi” através do corpo. A filosofia chinesa segue a ideia de que o agulhamento é uma maneira de adicionar o chi onde há uma deficiência ou de remover o chi onde há congestionamento.

Além disso, desde a sua criação na China há mais de 2.500 anos, a acupuntura tem sido usada tradicionalmente para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, bem como para melhorar a saúde geral.

O que é acupuntura?

A acupuntura é um dos métodos mais antigos da medicina tradicional oriental. Médicos chineses de séculos passados ​​trataram muitas doenças com sua ajuda, enquanto especialistas ocidentais se interessaram pela comprovação científica de seu impacto apenas em meados do século passado.

Atualmente, este método terapêutico foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde, e tem sido utilizada com sucesso no tratamento complexo de dezenas de doenças, e sua eficácia tem sido comprovada experimentalmente.

Como fazer acupuntura?

Durante a sessão de acupuntura, o médico atua em determinados pontos do corpo com agulhas muito finas. Elas são muito mais finas do que as agulhas mais finas para injeção, então o paciente não sente nenhum desconforto, muitos não sentem nada.

Assume-se que a ativação de certos pontos permite que você atue simultaneamente nos órgãos e sistemas de uma pessoa, melhorando seu bem-estar. Normalmente, o médico define cerca de 10 a 20 agulhas. A duração da sessão é de 20 a 40 minutos e, para um efeito pronunciado, os especialistas em acupuntura recomendam fazer de 10 a 12 procedimentos.

A acupuntura pode ser dividida em corporal e auricular. No primeiro caso, o impacto vai para os pontos que estão no corpo. E no segundo, eles usam zonas reflexas localizadas na aurícula. Às vezes, esses métodos são opostos um ao outro, mas na verdade o acupunturista deve dominar ambas as técnicas.

Acredita-se que eles se complementam perfeitamente, inclusive no âmbito de um único curso de tratamento. Para a acupuntura, use diferentes tipos de agulhas. Depende da área afetada. As agulhas corporais são feitas de metal de alta qualidade e agulhas auriculares de aço inoxidável cirúrgico. As agulhas são descartáveis ​​e reutilizáveis, às vezes são cobertas com ouro ou prata.

Em alguns casos, as agulhas instaladas conduzem corrente elétrica. Também há métodos de cauterização, aquecimento, pressão em pontos ativos, o uso de substâncias irritantes ou outros efeitos similares. Na acupuntura tais métodos não são utilizados mais, mas eles trabalham em um princípio semelhante.

Benefícios da acupuntura:

Ela é amplamente utilizada no tratamento de doenças do sistema musculoesquelético e doenças das articulações. Além disso, a Acupuntura é usada como um curso para o tratamento da doença, e uma vez para aliviar a dor na artrite, bursite, lesões e outras doenças.

A Ela também é recomendada para doenças do sistema nervoso periférico e central, em particular para distúrbios neurológicos, enxaquecas, neuroses, insônia e muitas outras condições, bem como durante a reabilitação após lesões e derrames.

Muitas vezes, a acupuntura é administrada em doenças endócrinas (hipotireoidismo, diabetes de tipo II), doenças ginecológicas, infertilidade e manifestações da menopausa, além de doenças do trato digestivo, sistema urinário e órgãos respiratórios, doenças do sistema cardiovascular e em distúrbios de vista. Além disso, a acupuntura também é usada no tratamento da obesidade e na redução da tensão nervosa.

Contraindicações:

  • Crianças com até 12 meses.
  • Gravidez complicada e o risco de aborto.
  • Doenças graves do sistema imunológico.
  • Neoplasmas, natureza benigna e oncológica.
  • Distúrbios sanguíneos.
  • Qualquer intoxicação, incluindo álcool e drogas.
  • Doenças infecciosas graves, bem como doenças infecciosas na fase aguda.
  • Doença mental.
Sair da versão mobile