Doenças e Distúrbios

Acne do bebê: quais as causas, principais sintomas e como prevenir

acne do bebê como prevenir

acne do bebê é um problema cutâneo temporário que se desenvolve no rosto ou corpo do bebê, ela pode ser conhecida como acne neonatal, e ocorre em cerca de 20% dos recém nascidos.

Diferente da acne infantil, em que consistem cravos pretos ou abertos, que resulta em pequenos inchaços vermelhos, brancos ou espinhas, que só acontece nos primeiros meses de vida.

Acne do bebê: quais as causas, principais sintomas e como prevenir
acne do bebe

O que causa acne do bebê?

Alguns pesquisadores acreditam que acne do bebê é causada por hormônios maternos ou infantis, além disso, esta condição pode se desenvolver em qualquer lugar do corpo, podendo se tornar mais evidente caso o bebê esteja nervoso ou chorando.

Tecidos ásperos podem irritar a acne, assim como o vômito ou saliva que fica no rosto. Esse problema pode desenvolver-se dentro de duas a quatro semanas após o nascimento, podendo durar, duas a quatro semanas após o nascimento.

Eczema:

A eczema geralmente aparece como erupções vermelhas no rosto, pode aparecer nos joelhos e cotovelos quando o bebê fica mais velho, podendo ficar infectado e com uma aparência de amarelada.

Pode piorar quando o bebê começar a engatinhar e arranhar os joelhos e os cotovelos, geralmente é fácil distinguir entre acne e eczema do bebê.

Além disso, esse tipo mais comum de eczema é conhecido como dermatite atópica, o eczema seborreico é o problema mais frequentemente identificado como acne. O eczema pode ser tratado com medicamentos leves vendidos sem prescrição médica.

Eritema tóxico:

O Eritema tóxico é outro problema comum da pele que pode aparecer como uma erupção cutânea, pequenos inchaços ou manchas vermelhas. Além disso, ela pode ser visto no rosto, no peito ou nos membros do seu bebê nos primeiros dias após o nascimento, sendo inofensivo e desaparece em menos de uma semana após o nascimento.

Como prevenir acne do bebê?

Alguns bebês têm acne que perdura por meses em vez de semanas. O tratamento pode se dá com aconselhamento profissional e também com alguns auxílios caseiros, como:

  • Manter o rosto do bebê sempre limpo;
  • Enxaguar o rosto do bebê diariamente com água morna;
  • Usar sabonetes neutros alternadamente (Pode pedir indicações profissionais quanto a isso);
  • Evitar produtos agressivos, com retinoides ou eritromicina usados para acne adulta, pois esses não devem ser aplicados em bebês;
  • Observar produtos que contenham produtos químicos em excesso, algumas loções podem agravar a pele do bebê piorando a acne.
  • Não esfregue a pele do bebê, mas passe a tolha gentilmente sobre o rosto em movimentos circulares.
  • Evite apertar a acne, pois irrita a pele do seu bebê.
  • Seja paciente, em cuidados com a pele do bebê

Quando consultar o médico sobre acne do bebê?

A Consulta com o pediatra é um ótimo momento para tirar as dúvidas sobre acne do bebê, e possíveis preocupações relacionadas. Além disso, caso resulte em cravos pretos, inchaços, pus ou inflamados, dores ou desconforto também devem ser de relevância médica.

Caso a acne do seu bebê não desapareça depois de vários meses de tratamento em casa, o médico pode recomendar o uso de uma loção de 2,5% de peróxido de benzoíla.

Em casos raros, eles também podem prescrever um antibiótico, como eritromicina ou isotretinoína, para que seu bebê não tenha cicatrizes permanentes. Geralmente é necessário somente para acne grave causada por um problema médico subjacente.

Condições subjacentes:

Certos problemas raros podem estar fazendo com que a acne não responda ao tratamento em casa. Esses problemas incluem tumores, distúrbio adrenal, hiperplasia adrenal congênita e outros problemas relacionadas ao sistema endócrino.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.